ESMPU inaugura Espaço Cultural durante TEDx, em 23 de novembro

Artistas Berna Reale e Douglas Fischer serão os primeiros a expor seus trabalhos no Espaço Cultural. Outros três projetos artísticos foram selecionados exclusivamente para o TEDxESMPU
publicado: 09/11/2022 14h43 última modificação: 18/11/2022 15h16
Ilustração

O Espaço Cultural da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) será inaugurado durante um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo: o TEDx, em 23 de novembro. As obras que vão abrir o espaço são dos artistas Berna Reale e Douglas Fischer. Os trabalhos ficarão expostos até 20 de dezembro. Outros três projetos culturais, selecionados para o TEDxESMPU, poderão ser conferidos durante o evento.

A perita criminal paraense Berna Reale iniciou sua carreira artística na década de 1990, explorando o próprio corpo como elemento central da produção de suas performances, fotografias e vídeos. As obras são marcadas pela abordagem crítica dos aspectos materiais e simbólicos da violência e dos processos de silenciamento na sociedade. Os trabalhos selecionados para a exposição são “Palomo”, “Ginástica da Pele”, “Americano”, “Camuflagem” e obras diversas de “Agora: Right Now”. As obras trazem imagens e críticas sobre o sistema de segurança e de justiça.

O procurador regional da República Douglas Fischer é fotógrafo amador e integrante do Fotoclube Porto-Alegrense. Suas exposições fotográficas já rodaram Brasil, Argentina, Estados Unidos, Portugal e, em breve, estarão em Dubai. A ESMPU vai receber o trabalho “Places”, uma coletânea com imagens dos cinco continentes conhecidos, mas não tão conhecidos assim, em uma perspectiva diferenciada, confundindo real e virtual, passado e futuro.

Espaço Cultural – A ESMPU busca promover e valorizar as atividades artísticas, históricas e culturais na Instituição, a fim de aproximá-la da sociedade, além de reconhecê-las como fundamentais para a criatividade humana, que é força motriz da inovação. A demanda emergiu como resultado da pesquisa feita por meio de “Design Etnográfico”, em 2021, com vistas a diversificar as ideias e as linguagens e possibilitar a integração entre membros e servidores e entre Ministério Público e sociedade em um ambiente lúdico e reflexivo.

TEDxESMPU – Para as exposições do TEDx, o Conselho Curador da ESMPU e a equipe executora do evento selecionaram três projetos artísticos e culturais para integrar a programação. São eles: “Reconecta Podcast”, de Rafael Duarte; “ET – Espaço de Trás”, de Rosa Schramm; e “UISM Audiovisual”, de Fernando Henrique Fernandes. As exposições foram selecionadas a partir do edital de chamamento publicado em agosto no site da Escola. Todos os artistas cederam seus trabalhos de forma gratuita.

O “Reconecta Podcast” traz reflexões sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente e aproxima os ouvintes de questões importantes que envolvem a natureza e o bem-estar. A performance “ET – Espaço de Trás” é uma improvisação, realizada por três pessoas, estruturada pelo caminhar para trás, em que a dança é sustentada com essa direção espacial. O “UISM Audiovisual” é um projeto desenvolvido na Unidade de Internação de Santa Maria-DF para a produção de curta-metragem, videoclipes e vídeos institucionais pelos socioeducandos.

TED e TEDx – Do acrônimo technology, entertainment and design, o TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar ideias por meio de conversas (talks). O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos. Com o espírito de espalhar “ideias que merecem ser compartilhadas”, surgiu, em 2009, o programa de eventos locais, TEDx, organizado autonomamente. O TEDxESMPU tem como organizadora licenciada a assessora-chefe de Estratégia e Inovação da ESMPU, Lígia Maria Lopes Reis, e como coorganizador o consultor Caetano Tona.

Mais informações pelo hotsite https://escola.mpu.mp.br/tedxesmpu