Aplicação do Índice de Vegetação por Diferenças Normalizadas na avaliação da recuperação de danos em áreas degradadas

Autores

  • Bruno Esteves Távora
  • Renato Egert
  • Luiz Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2011.n35.85-95

Palavras-chave:

Recuperação de áreas degradadas, Sensoriamento remoto, NDVI

Resumo

A aplicação de técnicas de sensoriamento remoto no acompanhamento da recuperação de áreas degradadas demonstra-se ferramenta indispensável na atuação do Ministério Público. Isso porque apresenta baixo custo por reduzir a demanda de perícias de campo, muitas vezes em locais remotos e de difícil acesso. O uso de imagens de satélite vai muito além de sua interpretação visual no espectro visível do olho humano. A utilização de imagens com comprimentos de onda fora da faixa considerada visível traz vantagens por realçar feições não captadas pelo olho humano. Exemplo disso é a utilização do Índice de Vegetação por Diferenças Normalizadas (NDVI), obtido pelo produto matemático composto pela banda do espectro visível do vermelho e do infravermelho não perceptível aos olhos humanos. Esse índice encontra estreita relação com a densidade foliar e pode ser empregado para avaliar a evolução temporal da recuperação de uma área degradada.

Biografia do Autor

Bruno Esteves Távora

Analista em Engenharia Ambiental, perito do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos.

Renato Egert

Analista em Engenharia Agronômica, perito do MPDFT.

Luiz Beltrão

Analista em Biologia, perito do MPDFT; mestre em Ciências Florestais.

Downloads

Publicado

30.12.2011

Como Citar

Távora, B. E. ., Egert, R. ., & Beltrão, L. . (2011). Aplicação do Índice de Vegetação por Diferenças Normalizadas na avaliação da recuperação de danos em áreas degradadas. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (35), 85–95. https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2011.n35.85-95

Edição

Seção

Ministério Público e Meio Ambiente

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.