O despertar de uma política: as dificuldades de concretização do subsistema de saúde indígena entre 1999 e 2015

Authors

  • Julio José Araujo Junior

DOI:

https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2019.n53.41-77

Keywords:

Indicadores, Intercultural, Direitos fundamentais, Subsistema, Política nacional, Saúde indígena

Abstract

O presente artigo busca avaliar criticamente os resultados promovidos pela política nacional de saúde indígena impulsionada pela Constituição de 1988, abrangendo o período compreendido entre a implantação de um subsistema no Sistema Único de Saúde (SUS), em 1999, e o ano de 2015. Para tanto, são analisados os relatórios anuais de gestão em âmbito nacional pelo Governo Federal. O propósito consiste em identificar situações fáticas que o próprio Estado reconheceu como prioritárias e se propôs a enfrentar, verificando, em seguida, se a atuação foi eficiente e eficaz ou se houve omissão no período, com base na própria narrativa dos órgãos responsáveis e na comparação com outros dados oficiais e extraoficiais relativos à sociedade envolvente. Após descrever brevemente o tratamento da saúde dos povos indígenas em período anterior à ordem constitucional atual, passa-se à avaliação dos indicadores produzidos pelos relatórios de gestão dos próprios órgãos incumbidos da política, mediante análise dos resultados alcançados e das diretrizes não priorizadas, seguida da apresentação dos desafios para uma melhora dos resultados.

Author Biography

  • Julio José Araujo Junior

    Procurador da República em São João de Meriti. Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

References

Published

2019-06-25

Issue

Section

Artigos

How to Cite

O despertar de uma política: as dificuldades de concretização do subsistema de saúde indígena entre 1999 e 2015. (2019). Scientific Bulletin of the MPU School for Higher Studies, 53, 41-77. https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2019.n53.41-77

Similar Articles

1-10 of 271

You may also start an advanced similarity search for this article.