O direito à educação e a desigualdade social

acesso, qualidade e permanência em um ensino universalizado

Autores

  • Guilherme Henrique Bento Reis

Palavras-chave:

Direito à educação, Desigualdade social, Acesso, Permanência, Qualidade

Resumo

Este artigo apresenta algumas análises acerca do direito à educação e as implicações da desigualdade social nesta garantia fundamental assegurada constitucionalmente, tendo como foco as dimensões de acesso, qualidade e permanência trazidas pela professora Carlota Boto. Para isso, o estudo toma por base a análise de pesquisa bibliográfica de trabalhos científicos produzidos sobre essa temática. A análise explora como se apresenta a relação entre desigualdade e educação e como isso afeta o aprendizado dos alunos. Ainda, fomenta a discussão sobre as consequências trazidas por essa relação desigualdade-educação para a construção do saber crítico, universalizado e igualitário, de modo a garantir a plena diversificação do ambiente escolar e o desenvolvimento da sociedade. Destaca-se que o presente estudo não possui o objetivo de esgotar o assunto, mas apenas busca impulsionar algumas reflexões e apontamentos acerca da importância do direito social à educação para a mitigação das desigualdades sociais existentes. Com esse fundamento, mostra-se necessária a análise feita neste estudo, visto que é imprescindível a garantia do direito social à educação a todos os indivíduos, objetivando o desenvolvimento social e econômico de toda sociedade.

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Publicado

02.04.2024

Como Citar

Reis, G. H. B. (2024). O direito à educação e a desigualdade social: acesso, qualidade e permanência em um ensino universalizado. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (59), 251–272. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/747

Edição

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