Ministério Público e ONGs em parceria pela acessibilidade e pela educação inclusiva

Autores

  • Mario Luis Grangeia Ramos

Palavras-chave:

Cidadania, Inclusão, Ministério Público, Sociedade civil, Pessoas com deficiência

Resumo

Análise dos motivos, estratégias e resultados de duas alianças entre o Ministério Público Federal (MPF) e organizações não governamentais (ONGs) pela inclusão das pessoas com deficiência. Procuradoras da República no Rio de Janeiro e em São Paulo formaram parcerias com o Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD) e a Escola de Gente para defender, dentro e fora do Judiciário, o direito de todos à acessibilidade e ao ensino regular. Os estudos de caso sucedem debate sobre três desafios duradouros da cidadania no Brasil – baixo civismo, patrimonialismo e cooptação política – e dois processos históricos recentes: a chamada “judicialização da política” e o fortalecimento da sociedade civil, que propiciaram novas condições para se buscar a efetivação de direitos.

Biografia do Autor

Mario Luis Grangeia Ramos

Analista de Comunicação Social do Ministério Público da União (MPU). Doutorando e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (Nied/UFRJ).

Downloads

Publicado

01.01.2012

Como Citar

Ramos, M. L. G. . (2012). Ministério Público e ONGs em parceria pela acessibilidade e pela educação inclusiva. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (37), 187–224. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/365

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.