Fatores determinantes do trabalho infantil: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • João Carlos Alves Leles

Palavras-chave:

Revisão sistemática de literatura, Fatores determinantes, Causas, Trabalho infantil

Resumo

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal estabelecida. No Brasil, por volta de 2,7 milhões de crianças e adolescentes exercem alguma atividade laboral. Como consequência, o trabalho infantil tem um efeito negativo no desenvolvimento e na educação das crianças e famílias. Nesse sentido, identificar as causas é necessário para desenhar as políticas públicas e a ação do Poder Público para corrigir esse problema social. Para tanto, esta pesquisa faz uma revisão sistemática da literatura, utilizando a base de dados Scopus, por meio do protocolo de Cronin, Ryan e Coughlan (2008). Os resultados apresentados ressaltam os níveis de renda como causa principal do trabalho infantil. Outros fatores foram identificados como o nível de escolaridade e a regulação pelo Poder Público.

Biografia do Autor

João Carlos Alves Leles

Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério Público do Trabalho. Graduado em Direito e especialista em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal.

Downloads

Publicado

06.02.2021

Como Citar

Leles, J. C. A. . (2021). Fatores determinantes do trabalho infantil: uma revisão sistemática da literatura. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (51), 53–76. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/519

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.