Motivação como estratégia: um estudo de caso com servidores do MPT/RS e do MPF/RS

Autores

  • Morgana Leal Becker

Palavras-chave:

Ministério Público da União, Gestão pública, Satisfação, Motivação, Planejamento estratégico

Resumo

O objetivo geral deste artigo consiste em apresentar estudo de caso que avalia se o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, estão cumprindo as determinações dos seus planejamentos estratégicos quanto às políticas ligadas à valorização e ao desenvolvimento dos recursos humanos, proporcionando aos servidores um ambiente de trabalho motivador, onde seja possível o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Para atingir esse objetivo, realizou-se, inicialmente, revisão bibliográfica acerca dos temas de planejamento estratégico e motivação. Em uma segunda etapa, fez-se uso de pesquisa qualitativa entre servidores de carreira do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho lotados em procuradorias instaladas no Estado do Rio Grande do Sul a fim de se avaliar o nível de motivação desses servidores. Aplicou-se questionário com questões elaboradas com fundamento nas teorias motivacionais de Abraham Maslow, Douglas McGregor, Frederick Herzberg e Victor Vroom. Com base na análise de conteúdo das respostas obtidas, identificou-se o nível de motivação dos servidores. Confrontou-se esse resultado com determinações dos planejamentos estratégicos dos ramos estudados e concluiu-se que, atualmente, essas instituições não conseguem cumprir de forma satisfatória as políticas relacionadas à valorização dos servidores.

Biografia do Autor

Morgana Leal Becker

Servidora do Ministério Público da União (MPU). Especialista em gestão do comportamento organizacional pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).

Downloads

Publicado

30.12.2014

Como Citar

Becker, M. L. . (2014). Motivação como estratégia: um estudo de caso com servidores do MPT/RS e do MPF/RS . Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (42/43), 405–429. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/430

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.