O processo de revitimização de crianças que vivenciam a violência sexual

Autores

  • Josiane Alves Silva

Palavras-chave:

Revitimização, Abuso sexual, Criança

Resumo

O presente artigo aborda a temática da violência sexual cometida contra crianças, sendo o abuso uma de suas formas mais perversas, em que a vítima é usada pelo agressor como objeto de satisfação de seu desejo. Com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre o tema, busca-se identificar se os procedimentos pelos quais as crianças passam após a revelação do abuso sexual podem contribuir para uma possível revitimização. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa no Centro de Referência para Proteção Integral da Criança e do Adolescente em Situação de Violência Sexual (Cerevs), bem como uma revisão bibliográfica. Com o estudo, foi identificado que muitas ações dos operadores de justiça e da rede de proteção, quando realizadas de forma inadequada, contribuem para que a criança reviva o sofrimento provocado pelo abuso sexual. A insuficiência de recursos financeiros e humanos oferecidos pelo Poder Público aos serviços de atendimentos às vítimas de violência também contribui para esse processo de revitimização.

Biografia do Autor

Josiane Alves Silva

Ex-estagiária de Serviço Social do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Bacharela em Serviço Social pela Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

01.07.2016

Como Citar

Silva, J. A. . (2016). O processo de revitimização de crianças que vivenciam a violência sexual. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (47), 11–52. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/544

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.