O abuso de poder judiciário e o controle jurisdicional das políticas públicas no Brasil contemporâneo

Autores

  • Pedro Thomé de Arruda Neto

Palavras-chave:

Desvio de poder, Reservas administrativas, Políticas públicas, Estrito cumprimento do dever legal

Resumo

O presente artigo investiga o controle jurisdicional incidente sobre as políticas públicas de saúde, educação e segurança pública, sob a ótica da teoria jurídica do poder. Propõe-se a averiguar se, no estado atual da ciência jurídica, é viável um controle dessa natureza e se, quando o Poder Judiciário assim atua, incorre necessariamente em abuso de poder judiciário, seja na modalidade do excesso, seja na modalidade do desvio. Conclui que, ao exercer o Poder Judiciário o controle sobre o Estado-Administração, funciona como garante da força normativa da Constituição Cidadã e, em assim sendo, está no estrito cumprimento dos seus deveres constitucionais e legais, não havendo que se falar em abuso de poder judiciário.

Biografia do Autor

Pedro Thomé de Arruda Neto

Promotor de Justiça do MPDFT, titular da 4ª Promotoria de Justiça Especial Criminal e de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Sobradinho. Mestre em Ciências pela FEARP-USP.

Downloads

Publicado

2021-02-05

Como Citar

Arruda Neto, P. T. de . (2021). O abuso de poder judiciário e o controle jurisdicional das políticas públicas no Brasil contemporâneo. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (41), 93–113. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/407

Edição

Seção

Artigos