Os direitos fundamentais e o sistema de segurança pública: reflexões com base na teoria dos deveres de proteção do Estado

Authors

  • Betina da Silva Adamo

DOI:

https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2011.n34.53-82

Keywords:

Direitos fundamentais, Deveres de proteção do Estado, Segurança pública

Abstract

Diante de novas e crescentes formas de criminalidade e violência, observa-se o alargamento de discursos em prol da imposição de maiores restrições à liberdade e do endurecimento de penas, o que não raro provoca soluções imediatistas pouco comprometidas com a legitimidade das ações estatais. Nesse contexto, o objetivo do presente artigo é refletir acerca das potenciais limitações e deveres que, no campo da segurança pública, podem ser inscritos no quadro de ações definidas e atribuídas aos agentes estatais pela Constituição Federal de 1988, cuja primazia radica com especial força nos direitos fundamentais. A análise toma em consideração, essencialmente, os desdobramentos que decorrem da teoria dos direitos fundamentais.

Author Biography

  • Betina da Silva Adamo

    Advogada; mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela mesma instituição.

References

Published

2011-06-30

Issue

Section

Direito Constitucional

How to Cite

Os direitos fundamentais e o sistema de segurança pública: reflexões com base na teoria dos deveres de proteção do Estado. (2011). Scientific Bulletin of the MPU School for Higher Studies, 34, 53-82. https://doi.org/10.63601/bcesmpu.2011.n34.53-82

Similar Articles

1-10 of 577

You may also start an advanced similarity search for this article.