O abuso de poder judiciário e o controle jurisdicional das políticas públicas no Brasil contemporâneo

Authors

  • Pedro Thomé de Arruda Neto

Keywords:

Desvio de poder, Reservas administrativas, Políticas públicas, Estrito cumprimento do dever legal

Abstract

O presente artigo investiga o controle jurisdicional incidente sobre as políticas públicas de saúde, educação e segurança pública, sob a ótica da teoria jurídica do poder. Propõe-se a averiguar se, no estado atual da ciência jurídica, é viável um controle dessa natureza e se, quando o Poder Judiciário assim atua, incorre necessariamente em abuso de poder judiciário, seja na modalidade do excesso, seja na modalidade do desvio. Conclui que, ao exercer o Poder Judiciário o controle sobre o Estado-Administração, funciona como garante da força normativa da Constituição Cidadã e, em assim sendo, está no estrito cumprimento dos seus deveres constitucionais e legais, não havendo que se falar em abuso de poder judiciário.

Author Biography

Pedro Thomé de Arruda Neto

Promotor de Justiça do MPDFT, titular da 4ª Promotoria de Justiça Especial Criminal e de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Sobradinho. Mestre em Ciências pela FEARP-USP.

Published

2021-02-05

How to Cite

Arruda Neto, P. T. de . (2021). O abuso de poder judiciário e o controle jurisdicional das políticas públicas no Brasil contemporâneo. Scientific Bulletin of the MPU School for Higher Studies, (41), 93–113. Retrieved from https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/407

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.