A Suprema Corte dos Estados Unidos e o direito à intimidade

Autores

  • Manoel Jorge e Silva Neto

Palavras-chave:

direito à intimidade

Resumo

Sumário: 1 Proposta do artigo. 2 O direito à intimidade e a Constituição de Filadélfia de 1787. 3 A jurisprudência da Suprema Corte norte-americana e o direito à intimidade. 3.1 O problema da aplicabilidade dos direitos fundamentais às relações privadas nos Estados Unidos. 3.2 Exame de uso de drogas por funcionários públicos. 3.3 Intimidade sexual e direito fundamental à procriação. 3.4 Intimidade sexual e uso de contraceptivos. 3.5 Direito à intimidade e aborto. 3.6 Direito à intimidade e orientação sexual. 3.7 Direito à intimidade e e-mail. 3.8 Direito à intimidade e escuta telefônica. 3.9 Direito à intimidade e inviolabilidade do domicílio. 3.10 Direito à intimidade e inviolabilidade do corpo. 4 Conclusão.

Biografia do Autor

Manoel Jorge e Silva Neto

Professor de Direito Constitucional nos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Federal da Bahia, Professor-Visitante (Visiting-Professor) da Universidade da Flórida – Levin College of Law, doutor e mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP, procurador do Ministério Público do Trabalho na Bahia, membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Júnior, da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, do Instituto dos Advogados da Bahia, do Instituto Baiano de Direito do Trabalho e do Instituto Goiano de Direito do Trabalho, e ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT).

Downloads

Publicado

30.12.2008

Como Citar

Silva Neto, M. J. e . (2008). A Suprema Corte dos Estados Unidos e o direito à intimidade. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (28/29), 173–190. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/284

Edição

Seção

Seção IV – Ordem Pública e Relações Jurídicas Privadas

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.