Janokos brasileiros: uma análise da imigração dos Warao para o Brasil

• Júlia Henriques Souza

Palavras-chave:

Warao, Brasil, Venezuela, Migração

Resumo

Com a crise política venezuelana, muitos venezuelanos têm optado por migrar para o Brasil. Dentro desse grupo se encontram os Warao, povo indígena da região do Delta do Rio Orinoco. Este artigo visa a analisar as circunstâncias dessa migração, desde a saída da Venezuela até o acolhimento oferecido pelo governo brasileiro, de forma a compreender os desafios e particularidades envolvidos na questão. Para isso, são analisados o cenário político e de direitos indígenas da Venezuela, as leis brasileiras, bem como a política migratória do governo Temer e sua articulação com os diversos níveis de governo e a sociedade civil.

30.12.2018

Como Citar

Souza, J. H. . (2018). Janokos brasileiros: uma análise da imigração dos Warao para o Brasil. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (52), 71–99. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/449

Edição

Seção

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.