Performance bond nos contratos de terceirização das atividades laborais no âmbito da Administração Pública

Autores

  • Vagner Gomes Alves

Palavras-chave:

Administração Pública, Terceirização, Atividades laborais, Performance bond

Resumo

O presente estudo visa apontar saídas de compensação ao inadimplemento das verbas laborais à luz dos contratos de terceirização de serviços no âmago da Administração Pública. O tema possui relevância social e traz a reflexão a respeito do que se assiste na prática forense e no cotidiano brasileiro. As boas práticas internacionais dão pistas acerca do sucesso da robusta garantia contratual denominada performance bond em obras1 celebradas pelo Poder Público no mundo afora. Indicam também a sensibilidade dos legisladores e da jurisprudência no afã de proteger o erário público no curso do contrato de prestação de serviços ou após a sua execução. Há necessidade premente de o Brasil se aproximar das boas práticas de governança pública e compliance, a fim de promover de forma efetiva direitos e garantias fundamentais e se distanciar da pecha de Estado de mal-estar social.

Biografia do Autor

Vagner Gomes Alves

Assessor jurídico do Ministério Público do Trabalho na Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap) do PRT da 1ª Região (RJ). Pós-graduado e Bacharel em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Candido Mendes (Ucam).

Downloads

Publicado

07.12.2019

Como Citar

Alves, V. G. . (2019). Performance bond nos contratos de terceirização das atividades laborais no âmbito da Administração Pública. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (54), 467–494. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/499

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.