Redistribuição, reconhecimento e representação no feminismo segundo a visão de Nancy Fraser

Autores

  • Flávio Garcia Cabral

Palavras-chave:

Feminismo, Nancy Fraser, Redistribuição, Reconhecimento, Representação

Resumo

Trata-se de paper que possui como objetivo precípuo a análise da segunda onda feminista na realidade norte-americana conforme o enfoque proposto por Nancy Fraser. Abordar-se-ão os aspectos que marcaram a referida segunda onda, podendo distingui-la, principalmente para fins acadêmicos, em três fases distintas, sendo cada qual marcada por um traço peculiar em busca da justiça social. Tem-se na primeira fase o viés da redistribuição, enquanto a segunda se destaca pelo reconhecimento, concluindo, derradeiramente, pela dimensão da representação. O escrutínio do entendimento de Nancy Fraser sobre este momento feminista se mostra de fundamental e imprescindível tarefa para uma compreensão mais ampla não só do próprio feminismo, mas também dos diversos movimentos sociais existentes.

Biografia do Autor

Flávio Garcia Cabral

Mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC/RJ. Especialista em Direito Administrativo pela PUC/SP. Mestrando em Derecho de Daños pela Universidad de Girona/ Espanha. Membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/MS. Ex-advogado da União. Procurador da Fazenda Nacional.

Downloads

Publicado

2012-01-01

Como Citar

Cabral, F. G. . (2012). Redistribuição, reconhecimento e representação no feminismo segundo a visão de Nancy Fraser. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (37), 85–99. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/361