Informação, consulta, cogestão e participação dos trabalhadores na empresa

Autores

  • Isabella Filgueiras Gomes

Palavras-chave:

Globalização, Itália, Brasil, Participação, Cogestão, Consulta, Informação

Resumo

O presente artigo aborda os direitos de informação, consulta, cogestão e participação dos trabalhadores na empresa, especificamente nos ordenamentos jurídicos brasileiro e italiano. Intenta-se analisar, em seus aspectos conceituais, fáticos e jurídicos, as denominadas práticas participativas em ambos os países, considerando-se as novas configurações do capitalismo globalizado. Para tanto, realiza-se a exposição dos principais conceitos associados à temática da participação. Em seguida, procede-se a uma breve análise comparativa entre as experiências do Brasil e da Itália. Conclui-se que, nas últimas décadas, assiste-se a um desvanecimento do ideal da democratização industrial. Em grande parte, a situação decorre da reestruturação global do sistema capitalista, que absorve a cultura da liberdade individual, utiliza-se do conceito de “participação” e se fortalece pela apropriação da crítica.

Biografia do Autor

Isabella Filgueiras Gomes

Assessora Jurídica no Ministério Público do Trabalho (MPT). Bacharela em Direito pela UFMG. Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata.

Downloads

Publicado

30.06.2015

Como Citar

Gomes, I. F. . (2015). Informação, consulta, cogestão e participação dos trabalhadores na empresa. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (44), 51–69. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/438

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.