O ruído dos trios elétricos no Carnaval da Bahia

Autores

  • Camila Lessa de Almeida
  • Fernando Martins Carvalho

Palavras-chave:

Carnaval, Aglomeração, Controle de ruídos, Medição de ruído, Ruído

Resumo

O Carnaval da cidade de Salvador, na Bahia, mobiliza mais de dois milhões de foliões baianos e turistas durante os seis dias de festa, em aproximadamente 25 quilômetros de avenidas, ruas e praças do circuito carnavalesco. O trio elétrico, principal palco musical do Carnaval, é um sofisticado caminhão com potência sonora entre 100.000 e 500.000 watts. Este artigo aborda o ruído produzido por trios elétricos durante o Carnaval na cidade de Salvador, considerando os possíveis impactos na saúde dos músicos e dos moradores nos circuitos carnavalescos. A legislação brasileira regulamenta a exposição ocupacional e de comunidades ao ruído. Os valores máximos estabelecidos pelo decreto municipal são mais permissivos que os da norma federal. Um decreto da Prefeitura Municipal de Salvador estabelece níveis máximos de emissão sonora admitidos no percurso e nos locais dos festejos de Carnaval, para trios elétricos. No Carnaval de 2011, o órgão fiscalizador do município de Salvador avaliou o ruído produzido por 86 trios elétricos (dois de blocos infantis). Todos os 86 trios elétricos superaram o limite máximo de 100 decibéis de pressão sonora, sendo que dois ultrapassaram o limite máximo de 110dB(A), estabelecido pelo decreto municipal. O ruído produzido por cada um dos 86 trios elétricos excede amplamente os limites estabelecidos pela Norma Regulamentadora n. 15 do Ministério do Trabalho e Emprego. Esse ruído dos trios elétricos no Carnaval de Salvador pode afetar a saúde e a qualidade de vida dos espectadores, dos moradores do circuito e dos trabalhadores da festa, sobretudo dos músicos.

Biografia do Autor

Camila Lessa de Almeida

Analista MPU – Perícia – Engenharia de Segurança do Trabalho. Arquiteta. Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Fernando Martins Carvalho

Médico. Professor titular do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Federal da Bahia (aposentado). Mestre em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em Occupational Health na University of London. Pós-doutor pela Universidade de Massachusetts em Lowell.

Downloads

Publicado

01.07.2017

Como Citar

Almeida, C. L. de ., & Carvalho, F. M. . (2017). O ruído dos trios elétricos no Carnaval da Bahia. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (50), 147–165. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/537

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.