• Anna Karina Omena Vasconcellos Trennepohl

Palavras-chave:

direito, infância, adolescência, vulnerabilidades

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a temática da infância e adolescência na obra Salvar o Fogo, de Itamar Vieira Junior, relacionando as questões enfrentadas pelos personagens fictícios, que são descritivas da realidade de muitas crianças e adolescentes no Brasil. O romance, ambientado às margens do Rio Paraguaçu, na região do Recôncavo da Bahia, narra a história de Moisés, que vive com seu pai, Mundinho, e com sua irmã Luzia, e, ao narrar a vida desses, perpassa por inúmeras situações de violações a direitos. Além disso, em paralelo, fez-se um parâmetro da atuação do Ministério Público nessas temáticas. A metodologia utilizada é a jurídico-literária, que explora a interdisciplinaridade entre o Direito e a Literatura. Em suma, a representação do trabalho em Salvar o Fogo contribui para a compreensão das vulnerabilidades a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil, principalmente nos municípios com maior desassistência da rede de atendimento, bem como as consequências disso na vida de pessoas reais.

28.06.2024

Como Citar

Omena Vasconcellos Trennepohl, A. K., & Dias de Souza Ferreira, E. (2024). O retrato da infância e adolescência no romance Salvar o Fogo, de Itamar Vieira Junior, e o Ministério Público. Boletim Científico Escola Superior Do Ministério Público Da União, (61), 10–33. Recuperado de https://escola.mpu.mp.br/publicacoescientificas/index.php/boletim/article/view/783

Edição

Seção

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >>

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.