Um ano de transformações: InovaEscola celebra primeiro aniversário com dois encontros virtuais

Rodas de conversa vão debater temas correlatos à implementação de laboratórios de inovação no MP e apresentar o 1° Diagnóstico do Ecossistema de Inovação. As atividades são gratuitas e abertas ao público externo
publicado: 08/06/2021 17h25 última modificação: 08/06/2021 17h37

Há um ano, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) se propôs a fomentar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação no Ministério Público (MP) por meio da aprendizagem, atualização, experimentação, cooperação e compartilhamento de conteúdos, projetos, experiências e boas práticas. Nascia o InovaEscola – Laboratório de Transformação da ESMPU. Para celebrar o primeiro aniversário, serão realizadas duas rodas de conversa na próxima semana, nos dias 15 e 17 de junho, na modalidade online, por meio do canal da Escola no YouTube.

O primeiro encontro será realizado na próxima terça-feira (15), das 14h30 às 16h, e terá como tema “Laboratórios de inovação no MP: experiências e contribuições”. A atividade busca promover um debate sobre o contexto de surgimento de laboratórios de inovação no setor público, bem como sua pertinência e relevância na contemporaneidade, além de apresentar a trajetória do InovaEscola. As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia do evento. Inscreva-se.

A segunda roda de conversa ocorrerá na quinta-feira (17), das 14h30 às 16h, e vai apresentar os principais resultados do 1° Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do MP, um projeto exploratório realizado por meio de contratação do Instituto Veredas. A pesquisa investigou quem são e onde estão os interessados, os atores e os patrocinadores das iniciativas de inovação do MP e quais são os principais incentivos e entraves para a inovação e a transformação do MP. As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia do evento. Inscreva-se.

Rotas&Futuros – Um dos convidados da segunda roda de conversa, o diretor-executivo do Instituto Veredas, Davi Romão, também participou do último episódio do podcast do InovaEscola Rotas&Futuros. O programa discutiu os achados do 1º Diagnóstico de Ecossistema de Inovação do MP, apresentando as principais barreiras, incentivos, desafios e oportunidades para inovação no MP brasileiro. No episódio, Romão afirma que “os incentivos institucionais do MP ainda não estão alinhados para promover inovação”. Ouça o episódio no Spotify ou no Deezer!

InovaEscola – Mesmo num cenário desafiador e pandêmico, muita coisa foi feita neste primeiro ano do InovaEscola. Foram 12 atividades de extensão – 8 rodas de conversa e 4 ciclos de debates, com mais de 1.500 participantes inscritos e mais de 8.000 visualizações no YouTube – e 4 atividades de ensino dos cursos Design Thinking e Liderança Facilitadora. Em 2021, foi criado o programa Rotas de Aprendizagem em Inovação para promover o desenvolvimento de membros e servidores do MPU em temáticas ligadas à inovação, de forma modular, autônoma, individualizada e orientada às necessidades da instituição.

Atividade: Roda de conversa “Laboratórios de inovação no MP: experiências e contribuições”
Inscrição: até as 12h de 15 de junho (inscreva-se)
Período de realização: 15 de junho, das 14h30 às 16h
Modalidade: online, por meio do canal da ESMPU no YouTube