2ª Semana de Inovação inaugura sistema de ensino híbrido da ESMPU

Primeiro encontro contou com o professor Diogo Cortiz, a distância, e o consultor Bruno Rizardi, presencialmente, que discutiram inteligência artificial e novas tecnologias na educação
publicado: 14/06/2023 17h32 última modificação: 14/06/2023 17h33
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/ESMPU

Foto: Divulgação/ESMPU

A 2ª Semana de Inovação, que começou nesta quarta-feira (14/6), abriu as comemorações dos 23 anos da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e dos 3 anos do InovaEscola, Laboratório de Transformação da instituição. A primeira palestra, “Inteligência artificial e novas tecnologias na educação”, foi ministrada pelo professor Diogo Cortiz, a distância, e teve como debatedor o consultor Bruno Rizardi, presencialmente. A mediação ficou por conta da líder de Estratégia e Inovação Institucional da ESMPU, Lígia Maria de Souza Lopes.

“A IA cria paradigmas para a humanidade. Precisamos nos atentar para esse futuro que já chegou”, sentenciou Cortiz, pós-doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e fundador da escola de inovação di.school. Sobre a utilização da IA generativa na educação, Cortiz reforçou que é fundamental começar a pensar em como utilizar essas ferramentas e fazer esse processo de transformação. Segundo ele, é preciso, acima de tudo, assumir que é uma mudança de paradigma que não será possível deter. Precisamos fazer isso da melhor maneira possível.

“Qual será a geração que vai perguntar: sério mesmo que vocês escreviam um texto do zero? Teremos de repensar todos os objetivos de aprendizagem e como os alunos são avaliados, com foco em competências e habilidades, e não conteúdos”, acrescentou. Ele citou várias maneiras interessantes de utilizar chatbot com inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, no processo educacional, como motor de possibilidades, a fim de gerar formas alternativas de expressar uma ideia; oponente socrático para aprofundar os argumentos; e forma exploratória.

Diante das mudanças no ensino e na aprendizagem, Rizardi indagou como reposicionar o professor em sala de aula. Cortiz explicou que é preciso focar no desenvolvimento de habilidades e competências. “O conteúdo acaba sendo a consequência. O papel do professor muda porque não se restringe a transmitir a informação, mas precisa pensar nos objetivos de aprendizagem, entender quais perguntas quer motivar e as respostas que são trazidas”, completou.

Ensino híbrido - A atividade inaugurou a infraestrutura de alta tecnologia de ensino híbrido adquirida pela ESMPU. Nessa modalidade, o ensino é desenvolvido tanto de forma presencial quanto on-line, de modo que discentes e docentes tenham experiências semelhantes, ainda que em diferentes contextos de aprendizagem. O palestrante estava a distância, o debatedor e a mediadora presencialmente, com alguns participantes. Também havia participantes acompanhando a atividade pelo YouTube. Conheça a nova infraestrutura de ensino híbrido da ESMPU.

Lançamentos - Ao final da palestra, foram lançados o minidocumentário e o livro memorial da conferência do TEDxESMPU. Em 2022, a ESMPU sediou um dos maiores eventos de arte, cultura e entretenimento do mundo, o TEDx, com o tema “De volta para o futuro”. E neste ano tem mais. A Escola se prepara para sediar o TEDxESMPU Countdown, em 30 de agosto, com o mote "Lançar luzes sobre o nosso amanhã", cujo foco é a gestão dos recursos naturais e a regeneração dos ecossistemas.

Confira aqui as fotos do evento.