Aberto o VIII Curso de Ingresso e Vitaliciamento para novos procuradores da República

Durante a aula magna ministrada na sede da Procuradoria Geral da República, os 68 recém-ingressos na carreira do MPF receberam as boas-vindas e informações sobre a estrutura e a realização do curso. Atividades serão ministradas em Brasília até 5 de julho.
publicado: 24/04/2012 21h20 última modificação: 31/03/2017 17h18

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) iniciou nesta terça-feira, 24 de abril, o VIII Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV) para Procuradores da República. A aula magna foi realizada na sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília, e reuniu os 68 novos membros do Ministério Público Federal (MPF), aprovados no 25º Concurso Público para Procurador da República.

Na abertura das atividades, o diretor-geral da ESMPU, Nicolao Dino Neto, deu as boas-vindas aos recém-ingressos e falou sobre as novas diretrizes do CIV. “Nesta nova formatação, busca-se acentuar o papel social reservado ao Ministério Público, sua inserção no estado democrático de direito e a insuperável necessidade de permanente interação com os demais organismos do estado e com a sociedade civil, sem o que não será possível o adequado cumprimento de sua instigante agenda funcional”, explicou. Nicolao Dino também destacou o trabalho da comissão que formatou a programação do curso, um esforço que durou cerca de 12 meses e reuniu diversos membros do MPF.

Coordenador do curso, o procurador regional da República Douglas Fischer lembrou que a atual formatação do CIV representa uma experiência nova, um desafio não somente para os recém-ingressos, mas para quem ministrará os conteúdos. “Nosso objetivo não é discutir conhecimentos jurídicos, pois quanto a isso vocês estão mais do que testados e atualizados, mas auxiliar no como fazer. Esperamos que participem, critiquem, para que possamos fazer os ajustes necessários”, disse. Ele agradeceu ainda às equipes da ESMPU e da PGR pelo apoio na organização e na formatação das atividades. “Só conseguimos montar este curso porque trabalhamos com uma excelente equipe”, ressaltou.

A aula magna do VIII CIV foi encerrada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Ele falou sobre a necessidade constante de aperfeiçoar a recepção dos novos membros do MPF, lembrando a evolução das atividades reservadas ao ingresso na carreira, que começaram como reuniões de trabalho, transformaram-se em seminários de iniciação e, finalmente, nos cursos de ingresso e vitaliciamento. “Vocês inauguram um curso mais longo, o que representa uma grande vantagem, ainda que cansativa. É uma oportunidade de dois meses e meio para travarem esse contato inicial com o MPF, para conhecê-lo por dentro. O que se quer é dar-lhes o conhecimento da instituição e mostrar o nosso trabalho, numa visão plural e que certamente será muito rica, apresentada por colegas de variados estágios da carreira”, destacou.

Também estiveram presentes o secretário-geral do MPF, Lauro Cardoso Neto, os subprocuradores-gerais da República Eugênio Aragão e Aurélio Rios e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Alexandre Camanho.

Após a abertura, os 68 novos procuradores da República receberam dos coordenadores e orientadores pedagógicos informações sobre a estrutura do curso de ingresso e vitaliciamento. Nesta quarta-feira, 25 de abril, eles participam da primeira aula do módulo teórico, que abordará a estrutura do Ministério Público Federal.

VIII CIV – Etapa obrigatória do estágio probatório, o VIII Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores da República seguirá até 5 de julho. Serão 421 horas-aula de atividades, distribuídas em três módulos: profissional, teórico e de interlocução interinstitucional e com a sociedade civil. O novo CIV terá a prática como foco e será ministrado exclusivamente na modalidade presencial.

Confira a programação completa.