Alcides Martins é homenageado por serviços prestados ao Ministério Público

Diretor-geral da ESMPU foi agraciado pelo Conselho Superior do MPF com a Medalha do Mérito do Ministério Público Brasileiro, no grau classe única
publicado: 18/09/2023 11h30 última modificação: 18/09/2023 19h16
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/MPF

Foto: Divulgação/MPF

“Vossa excelência cumpriu a sua missão em prol da sociedade, da justiça, do bem-estar comum, da ética e da equidade. Seja como representante do Estado em defesa da sociedade que lhe cabe defender, seja como cristão que zela pela fraternidade e solidariedade”, disse o procurador-geral da República, Augusto Aras, sobre o legado do diretor-geral da Escola Superior do MPU (ESMPU), subprocurador-geral da República Alcides Martins. Segundo Aras, um legado de temperança, humanidade, serviço incansável e zeloso em prol dos direitos sociais e individuais indisponíveis, da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.

A homenagem foi feita durante a sessão solene do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), realizada na última sexta-feira (15/9), que agraciou Alcides Martins com a Medalha do Mérito do Ministério Público Brasileiro, no grau classe única. A distinção decorre dos relevantes serviços prestados à instituição em mais de quatro décadas de atuação. Em outubro, Martins completa 75 anos e se aposenta.

Martins ressaltou que sempre procurou contribuir com seus atos e ações para a distribuição da justiça. “Uma missão quase divina”, segundo ele. “Fiz essa caminhada na esperança de ter combatido o bom combate, assim como o apóstolo Paulo. E, no final da caminhada, guardei a minha fé de que hão de vir pessoas que façam um trabalho muito superior ao meu. Minhas palavras hão de ser sempre de gratidão a Deus, que me deu forças e vigor para prosseguir”, emocionou-se.

Os integrantes do CSMPF também prestaram suas homenagens a Martins. “Nós somos feitos de várias gerações, e o subprocurador-geral da República Alcides Martins é da geração fundante deste Ministério Público”, lembrou a conselheira Luiza Cristina Frischeisen. O conselheiro Nicolao Dino ressaltou a importância da homenagem e do reconhecimento por uma história profissional tão marcante. “Não olhando para trás, mas para o futuro”, acrescentou. A corregedora-geral do MPF, Celia Delgado, que dividiu muito momentos da trajetória profissional com Martins, ressaltou sua generosidade, que sempre foi um exemplo para ela.

Minibiografia – Alcides Martins nasceu no Vale de Cambra, em Portugal, e vive no Brasil desde 1962. Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e doutor em Perspectivas do Positivismo Jurídico no Século XX pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ingressou no Ministério Público da União em 1983 como defensor público do MPDFT e tornou-se procurador da República no ano seguinte, tendo ocupado diversos cargos no MPF, entre eles, o de vice-presidente do Conselho Superior (CSMPF) e de procurador-geral da República interino, após o fim do mandato de Raquel Dodge, em 2019. Desde setembro de 2021 é diretor-geral da ESMPU.

A cerimônia foi transmitida pelo canal do MPF no YouTube. Clique aqui para assistir.