Além da ESMPU: Revista Jurídica do MPT da 15ª Região é avaliada com Qualis A3 pela Capes

Revista foi muito bem classificada, mesmo sendo uma publicação que não tem ligação com programa de pós-graduação
publicado: 22/03/2023 18h53 última modificação: 24/03/2023 11h50
Ilustração

A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano (RJTDH), da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, foi classificada na mais recente avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Qualis A3 na área de Direito, válido também para as áreas de Sociologia, Economia, Educação, Linguística e Literatura, Saúde Coletiva, Serviço Social, Comunicação e Informação e Interdisciplinar. Trata-se de uma das mais altas classificações de uma publicação científica para medir a sua qualidade de produção.

Qualis – Criado em 1988, o Qualis é um sistema de classificação de periódicos que permite a aferição da qualidade da produção dos programas de pós-graduação, a partir da avaliação, mediante classificação em estratos, dos periódicos utilizados pelos programas para a divulgação da sua produção. A classificação é realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação, seguindo critérios previamente definidos no âmbito do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

A lista preliminar divulgada em 2022 resulta da implementação da nova metodologia de classificação dos periódicos, denominada “Qualis Referência”, e diz respeito à recém-concluída Avaliação Quadrienal relativa a 2017-2020. O Qualis 2017-2020 classificou os periódicos avaliados observando os seguintes estratos, em ordem crescente de relevância: A1 (mais elevado); A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; C (peso zero).

Sobre a revista - A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano (RJTDH), da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, é uma publicação periódica que elege o fenômeno social do trabalho enquanto elemento do desenvolvimento humano como prioridade. Dedica-se a publicar estudos interdisciplinares, teóricos ou empíricos, atinentes às normas jurídicas e sua aplicação na sociedade. Busca fomentar reflexões rigorosas que possam orientar a redução das desigualdades materiais, com garantia de acesso de toda a população a um padrão de vida de qualidade e à observância de seus direitos básicos, sem discriminação por gênero, raça, idade ou orientação sexual. Os editores-chefes são os procuradores do Trabalho Clarissa Ribeiro Schinestsck e Silvio Beltramelli Neto.

A RJTDH é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou fazer vincular artigos na íntegra, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Isso está em conformidade com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI). A publicação adota a modalidade de publicação contínua ou rolling pass, que é a publicação de artigos conforme vão sendo aprovados. Há a publicação de um volume por ano.

Pesquisadores do Brasil e de outros países, cuja investigação guarde relação com a política editorial da Revista, estão convidados a submeter, sem custos, artigos científicos e resenhas para avaliação, com vistas à publicação no ano corrente (v. 6, 2023), bem como a contribuírem com o periódico na condição de parecerista ad hoc de submissões. Para isso, basta cadastrar-se na plataforma como avaliador.

Confira as regras para submissões e as diretrizes para autores.