Notícias

Atualização sobre execução do Plano de Atividades abre espaço orçamentário para novos cursos em 2024

Programação acadêmica deverá priorizar treinamentos realizados de forma híbrida, com auxílio da infraestrutura tecnológica adquirida em 2023
publicado: 07/03/2024 18h27 última modificação: 07/03/2024 18h27
Ilustração

Ilustração

Com o propósito de ampliar o número de pessoas capacitadas e otimizar o uso da infraestrutura tecnológica adquirida pela instituição em 2023, a Diretoria-Geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) atualizou as diretrizes para a execução do Plano de Atividades de 2024 (PA 2024), a fim de abrir espaço na programação financeira e orçamentária para a oferta de novos cursos neste ano. A partir de agora, os treinamentos presenciais serão realizados de forma híbrida, contemplando também participantes a distância.  

De acordo com a nova orientação, os cursos presenciais com duração de até 16 horas-aula deverão, como regra, ocorrer sem custeio para a participação presencial. Já as atividades com carga horária igual ou superior a 16h poderão se manter conforme planejado no projeto pedagógico, mediante justificativa. Nos dois casos, admite-se avaliação e ajuste nas situações em que for essencial a presença física do aluno para a melhor técnica pedagógica.  

A iniciativa se fez necessária para possibilitar o planejamento de outras propostas de atividades que ficaram represadas na elaboração do PA 2024 devido à falta de recursos. Com isso, membros e servidores do MPU terão mais chances de participar dos treinamentos oferecidos pela Escola, o que se alinha com a meta estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024) de aumento continuado no número de pessoas capacitadas anualmente.  

Com a economia gerada pela redução nos gastos de diárias e passagens, à medida que os recursos forem disponibilizados, o ramo contemplado com disponibilidade orçamentária poderá submeter à análise da gestão superior a execução de atividades já propostas e não contempladas.   

Ensino híbrido – Ensino híbrido – O ensino híbrido foi lançado pela ESMPU em junho de 2023. A tecnologia envolvida possibilita a participação presencial e online de docentes e discentes ao mesmo tempo, com experiências semelhantes, ainda que em diferentes contextos de aprendizagem.

Com o investimento de R$ 1.230 milhão, todas as salas de aula, os ambientes de reuniões e os dois auditórios foram equipados com a solução tecnológica. A ESMPU tornou-se uma das pioneiras na área de educação no país, nessa modalidade, com equipamentos que permitem o máximo de automação. 

Confira o vídeo com a apresentação do sistema 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300