Campanha busca sensibilizar a sociedade sobre importância de se garantir os direitos das vítimas

Ação integra o Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, resultado de parceria entre MPF, CNMP e ESMPU
publicado: 30/06/2023 13h51 última modificação: 30/06/2023 14h07
ilustração

Você sabe o que todas as vítimas têm em comum? Com o objetivo de responder essa pergunta e, principalmente, de sensibilizar o público para a importância de se garantir os direitos de quem sofreu algum tipo de crime ou violação, o Ministério Público Federal (MPF), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançam, nesta segunda-feira (3/7), a campanha Direitos da Vítima. Marcado para as 9h, o lançamento ocorrerá durante a abertura da Sessão Plenária do CNMP, com exibição do vídeo oficial e transmissão ao vivo pelo Canal do CNMP no YouTube. A iniciativa é mais uma ação do Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, lançado em junho de 2022, pelo procurador-geral da República e presidente do CNMP, Augusto Aras.

Elaborada pela Agência Radiola, que presta serviços ao MPF, a campanha inova ao associar sentimentos como culpa, medo, vergonha, raiva e frustração a condutas como fraudes, assédio, crimes cibernéticos, discurso de ódio, entre outras. A estratégia pretende fomentar a empatia e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas que passaram por situações de violação possam, a partir da identificação com o sentimento vivido, reconhecer a condição de vítima e buscar seus direitos.

O conceito criativo partiu de pesquisa realizada pela agência de publicidade com o objetivo de entender as experiências individuais e coletivas de quem já sofreu algum tipo de violência. O levantamento identificou que, por um lado, as pessoas nem sempre se reconhecem como vítimas e, por outro, experimentam fortes sentimentos associados às situações de violação. Ao conduzir o público nessa jornada de reconhecimento, a ação enfatiza a necessidade de se promover escuta ativa e empática de todos, além de garantir direitos, justiça e reparação. Vídeo, spot de rádio, peças gráficas e de redes sociais divulgam também informações sobre os diferentes tipos de vítimas, formas de buscar ajuda, entre outros dados relevantes.

Movimento Nacional - Lançado em junho de 2022, em uma grande solenidade em Brasília, o Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas busca sensibilizar o Ministério Público brasileiro e toda a sociedade para a importância de se acolher, escutar, respeitar e garantir direitos de quem sofreu algum tipo de crime. “O Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas é um verdadeiro reposicionamento humanista do Ministério Público brasileiro”, explicou o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Augusto Aras, na solenidade de lançamento. De acordo com ele, membros e servidores do MP devem ter um “olhar empático, cuidadoso e ativo” para essas pessoas e buscar a reparação.

A primeira etapa do trabalho sensibilizou integrantes da instituição por meio de uma grande mobilização e de ações como cursos, oficinas, divulgações, assinaturas de acordos e normatizações. Foram realizadas oito capacitações, com diferentes abordagens: violência de gênero, combate ao discurso de ódio, crimes de intolerância e feminicídio, racismo ambiental, reparação de danos, entre outras.

O projeto também modificou a estrutura do Ministério Público brasileiro para lidar com o tema. Em 2022, apenas duas unidades contavam com núcleos especializados de atenção à vítima. Um ano depois, 19 Ministérios Públicos dispõem do serviço e outros oito estão em fase de implementação.

Nesta nova etapa, o Movimento fala diretamente com a vítima para informar que ela pode sempre contar com o Ministério Público brasileiro na busca por direitos e reparação. Acompanhe a Campanha nas redes sociais no CNMP, MPF e ESMPU.

Lançamento da campanha Direito das Vítimas
Segunda-feira (3/7), às 9h, na abertura da Sessão Plenária do CNMP