Campanha da ESMPU incentiva combate à discriminação

No lançamento, autoridades destacam a necessidade de informar o público para que o combate à discriminação seja mais eficiente. O vídeo educativo da campanha está em exibição nos intervalos da TV Globo.
publicado: 23/11/2007 11h34 última modificação: 31/03/2017 17h24

Com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou ontem a campanha É Criminoso Discriminar, desenvolvida em parceria com a Rede Globo de Televisão. O objetivo da campanha é mostrar que condutas discriminatórias são crimes previstos na legislação brasileira e devem ser denunciadas pela população.

Durante o lançamento, que teve como mestre-de-cerimônia o ator Milton Gonçalves, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, lembrou que a discriminação é um ato de violência, impede a paz social e o atendimento aos princípios constitucionais. Para ele, é necessário educar e informar a sociedade para que as práticas discriminatórias sejam superadas. Segundo a procuradora da República Eugênia Fávero, o Brasil é um dos países mais avançados na legislação sobre o tema, mas a falta de informação sobre o assunto é um obstáculo no combate à discriminação.

Para o diretor-geral da ESMPU, o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot, a campanha representa um passo importante na promoção de condutas de respeito, solidariedade e responsabilidade social, valores institucionais da Escola. A parceria entre a Rede Globo e a ESMPU foi destacada pela diretora jurídica da empresa, Simone Lahorgue. Segundo ela, a mensagem transmitida terá grande significado para a construção de uma sociedade que respeita e valoriza a diversidade.

A partir de hoje, por duas semanas, a TV Globo exibirá nos intervalos da programação um vídeo educativo de trinta segundos que mostra em desenhos animados três situações em que a discriminação é condenada. Na primeira delas, uma mulher é discriminada no mercado de trabalho quando o empregador exige dela um exame para atestar que não está grávida. No quadro seguinte um rapaz negro é acusado injustamente de roubar a bolsa de uma senhora, quando na verdade tentava devolver o objeto. No último bloco, uma criança com deficiência mental tem a matrícula recusada numa escola. A mensagem final enfatiza que toda forma de discriminação é condenada pela Justiça brasileira.

Além da exibição na Rede Globo, o vídeo poderá ser visto em emissoras públicas e a partir do link É Criminoso Discriminar,  no site da ESMPU – www.escola.mpu.mp.br. A página ainda traz informações sobre a campanha, onde denunciar atos discriminatórios, links relacionados e a legislação aplicada ao assunto.