Notícias

Candidatos do 9º Concurso do MPU participam de Programa de Formação Profissional

A etapa, de caráter classificatório e eliminatório, acontece até o dia 9 de outubro na ESMPU
publicado: 14/09/2015 18h34 última modificação: 31/03/2017 17h25
Cerca de 70 candidatos aprovados nas três primeiras etapas do 9º Concurso Público de Técnico do MPU com especialidade em Segurança Institucional e Transporte estão em Brasília para participar do Programa de Formação Profissional até o próximo dia 9 de outubro, na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A etapa, classificatória e eliminatória, compreende a última fase do concurso.

No total, o curso possui uma carga horária de 180 horas-aula. Os candidatos terão aulas de direção operacional, legislação aplicada, gestão de segurança institucional, segurança de autoridades, comunicação e radiofrequência, prevenção e combate a incêndio, uso seletivo da força, capacitação para uso de pistolas de uso permitido, técnicas de abordagens e atendimento extra-hospitalar. A prova prática será realizada nos dias 7 e 8 de outubro, das 8h às 18h. A prova objetiva será aplicada no dia 9 de outubro, das 8h às 11h, com previsão de 180 minutos de duração.

Durante a abertura, na manhã desta segunda-feira (14/9), o presidente da comissão de Concurso do MPU, Bruno Calabrich, deu boas-vindas aos candidatos. "A nossa missão é prepará-los para superar mais uma etapa do concurso para, em breve, exercerem suas funções com excelência. Que todos tenham a competência e habilidades necessárias para desempenhar as atribuições institucionais”, ressaltou Calabrich.

Bruno lembrou ainda que essa é uma formação inédita no Ministério Público e representa um avanço significativo no âmbito da capacitação e profissionalização dos servidores. Ele lembra que um curso com esse grau de dificuldade, rigor e organização é um desafio não apenas para os candidatos, mas para a própria instituição. “Mas tenho a certeza de que será recompensador e o MPU terá em seus quadros profissionais com formação de excelência. É um sopro de novidade para um setor que carece de quadros com especialistas”, avalia.

Para o secretário de Segurança Institucional, Delfim Queiroz, o programa atende à necessidade de alinhar conhecimentos das áreas de segurança e transporte, área unificada desde 2014, e à demanda de mão de obra capacitada: “Esse concurso trouxe etapas bastante complexas, a avaliação médica, por exemplo, foi bastante rigorosa”.

Os candidatos Leandro Iglesias e Matias Moraes participam do curso. Saíram do Rio Grande do Sul e desembarcaram em Brasília em busca da tão sonhada vaga. “O foco é fazer o melhor e estar preparado para superar essa etapa e garantir a futura nomeação”, lembra Matias. A candidata Sílvia Marques é apenas uma das três mulheres que participam do curso: “É desafiador. Essa é uma área que sempre me chamou atenção, por isso vou aproveitar cada momento”.

O Programa de Formação Profissional foi elaborado pela equipe da Secretaria de Segurança Institucional, com a realização da Escola Superior do Ministério Público da União.

Legislação – A Portaria PGR/MPU nº 49/2014 define os critérios para realização de concurso público e prevê no processo seletivo prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação médica e programa de formação profissional. Já a Portaria PGR/MPU nº 48/2014 estabelece como requisitos de investidura no cargo: ensino médio concluído, Carteira Nacional de Habilitação categoria D ou E, além de aprovação em curso na área de segurança com habilitação para manuseio e tiro com arma de fogo, como etapa do concurso público. Pelas regras, não há necessidade de registro profissional no órgão de classe competente, nem experiência profissional.

Os candidatos participantes do programa de formação profissional receberão auxílio financeiro mensal, correspondente a 50% da remuneração devida aos ocupantes do cargo efetivo, no padrão e classe iniciais da carreira, exceto se já ocupantes de cargo público e optantes pela remuneração do órgão de origem.

Unificação – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, unificou em 2013 as especialidades de Técnico do MPU/Apoio Técnico-Administrativo/Segurança Institucional e Técnico do MPU/Apoio Técnico-Administrativo/Transporte. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a segurança e permitir a otimização dos serviços da área, a partir de uma especialidade que apresenta atribuição mais ampla. A nova estrutura foi estabelecida pela Portaria PGR nº 766/2013, assinada no dia 22 de outubro.



Fonte: Secretaria de Comunicação do Ministério Público Federal (Secom-MPF)

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300