Notícias

Começa em Brasília o Simpósio Cidadania, Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Primeiro dia foi dedicado ao debate e ao esclarecimento de dúvidas sobre direitos dos consumidores, leis de trânsito e primeiros socorros. Atividade pretende reunir MP e sociedade para discutir temas jurídicos e ações práticas de cidadania.
publicado: 29/09/2010 14h43 última modificação: 31/03/2017 17h26

Começou ontem (28), no Auditório Pedro Jorge do Edifício-sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília (DF), o Simpósio Cidadania, Meio Ambiente e Qualidade de Vida. A atividade tem o objetivo de aproximar o Ministério Público e a sociedade, incentivando a discussão de temas jurídicos e ações práticas de cidadania. Durante três dias, o público assistirá a palestras sobre legislação, saúde, cultura e meio ambiente e poderá participar de atividades lúdicas e de aprendizagem.

A abertura do simpósio contou com a participação das procuradoras da República Ana Carolina Maia e Luciana Loureiro, que discutiram a importância da atividade para os presentes e para a sociedade em geral, uma vez que os temas em debate fazem parte da rotina de todos os cidadãos.

A primeira parte da atividade de extensão, o “Dia da Cidadania”, foi coordenada por especialistas em noções de direito do consumidor, segurança no trânsito e primeiros socorros. Além das apresentações, os palestrantes responderam a perguntas com a finalidade de educar os participantes e orientar suas ações para garantir que os direitos civis sejam atendidos e as obrigações sociais possam ser cumpridas com segurança.

O tema “Noções de direito do consumidor” foi discutido pelo promotor de justiça do MPDFT, Leonardo Bessa. Ao longo de sua palestra, o promotor contou um pouco da história do Código de Defesa do Consumidor e falou sobre como o estado, por meio do código, protege o cidadão e mantém o equilíbrio na relação entre o consumidor e o fornecedor. “O consumidor é a parte vulnerável dessa relação. O estado interfere para protegê-lo”, explicou Leonardo Bessa.

Ele salientou a importância de se conhecer o código e a persistência para fazer com que seja seguido, apresentando caminhos para que o consumidor consiga recorrer de forma correta, caso se sinta injustiçado, e exemplificou situações para melhor representar algumas particularidades da lei. O promotor também comentou sobre a importância do simpósio: “O código já faz parte da rotina das pessoas, as muitas dúvidas são reflexo disso, discuti-lo é necessário, por isso atividades como essa são essenciais”.

O primeiro dia do simpósio contou, ainda, com um estande montando pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) para esclarecer dúvidas a respeito dos direitos do consumidor.

Educação no trânsito e primeiros socorros – Por meio de uma peça teatral, a equipe do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) abordou, de forma leve e descontraída, temas relacionados à segurança do cidadão e às dificuldades da sociedade em compreender o Código de Trânsito. Os atores representaram situações envolvendo motos, carros, bicicletas e pedestres.

Em outro momento, entrou em cena o representante da Escola Pública do Detran-DF, Thiago Duarte, que palestrou sobre as normas de trânsito e comentou a aplicação das leis, o uso obrigatório da cadeirinha de bebê e a polêmica sobre a quantidade de radares, os conhecidos “pardais”, em Brasília. O especialista discutiu a importância da direção defensiva, apresentou as principais causas de acidentes e alertou para a importância de se refletir sobre as normas de trânsito.

A última palestra do dia contou com a participação do sargento Vicente e do subtenente Amaral, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que debateram com o público o tema “Situações de urgência e emergência – Primeiros socorros – Teoria e aplicações práticas”. Durante a palestra, os bombeiros demonstraram formas de ação diante de um acidente e apresentaram métodos para garantir a segurança da vítima e do socorrista. Segundo os palestrantes, o cidadão tem o dever de prestar socorro, mas deve saber avaliar a situação para procurar ajudar da forma correta, antes da chegada do grupo de socorristas.

Ao final, os militares apresentaram os equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros para a realização de resgates e exibiram um breve vídeo institucional para mostrar ações do CBM e histórias dos profissionais que trabalham com salvamento.

Saúde, meio ambiente e cultura – Nesta quarta-feira, 29 de setembro, será a vez do “Dia da Saúde”, que contará com a palestra “A cura das atitudes”e uma caminhada em grupo seguida de alongamento. O simpósio recomeçará as 11h, com uma exposição de produtos orgânicos, e terminará às 18h, com a palestra “Alimentação orientada”.

O último dia, voltado ao meio ambiente e à cultura, será aberto com oficina de reaproveitamento de alimentos, ministrada pela equipe do Serviço Social da Indústria (Sesi), e palestra sobre habitações sustentáveis. No encerramento do simpósio, haverá palestra sobre música popular brasileira e apresentação de novos talentos em um sarau de calouros.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300