Começa nova fase da pesquisa sobre concepções de política criminal e perfil profissional de membros do MPF

Para dar continuidade ao trabalho realizado em 2008, todos os membros do MPF serão convidados a responder um questionário, cujo objetivo é atualizar a base de dados a respeito do atual contexto da instituição e do pensamento de seus integrantes sobre matéria criminal.
publicado: 15/03/2012 17h57 última modificação: 31/03/2017 17h26

Com o objetivo de dar continuidade à Pesquisa Perfil socioprofissional e concepções de política criminal do Ministério Público Federal (MPF), realizada em 2008, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) iniciará ainda este mês nova fase de estudos. A ideia é atualizar a base de dados a respeito do atual contexto do MPF e do pensamento dos integrantes da instituição sobre matéria criminal.

Entre os meses de março e maio, todos os membros do MPF serão convidados a responder um questionário estruturado com perguntas que contemplarão: perfil socioprofissional; funções e eficácia do sistema penal; questões procedimentais; execução penal; e questões institucionais. O questionário será encaminhado via correio eletrônico, preferencialmente ao e-mail institucional. Após a tabulação dos dados, os pesquisadores realizarão entrevistas com alguns representantes do público-alvo, a fim de complementar o estudo sobre as principais dimensões do tema.

Assim como em 2008, a pesquisa será coordenada pelo doutor em sociologia e pós-doutor em criminologia Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, que buscará, nesta nova etapa, apresentar respostas para as novas questões apresentadas no âmbito da política criminal brasileira, tomando como base as leis penais e processuais penais aprovadas recentemente, bem como os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional.

Após a análise de dados, a ESMPU publicará o relatório da pesquisa.

Saiba maisA proposta de realização da Pesquisa Perfil socioprofissional e concepções de política criminal do Ministério Público Federal partiu da própria instituição, que busca, com isso, conhecer-se mais profunda e criticamente, perceber as transformações que sofre e provoca na sociedade brasileira e vivenciar a transparência democrática, tanto em relação aos seus integrantes quanto no que tange aos poderes constituídos e à sociedade civil.

O relatório da pesquisa realizada em 2008 foi publicado em novembro de 2010 pela ESMPU e está disponível em versão eletrônica no endereço www.escola.mpu.mp.br, link Publicações, opçãoOutras publicações” (clique aqui para ler a íntegra do relatório).