Conheça o programa de História Oral da ESMPU

Entrevistas estão disponíveis no Portal e no canal do YouTube da ESMPU
publicado: 20/03/2023 14h06 última modificação: 20/03/2023 16h39
Ilustração

Resgatar o passado para compreender o presente. Esse é um dos propósitos do Programa de História Oral da ESMPU, que busca consolidar a memória institucional e registrar a sua contribuição para a história social brasileira. A iniciativa traz uma série de entrevistas com integrantes do Ministério Público e da comunidade acadêmica que fizeram ou fazem parte da trajetória da instituição.

Os relatos contam experiências vivenciadas e fatos históricos sob uma perspectiva pessoal, que ajuda a enriquecer a compreensão da história da Escola. A cada mês, uma nova entrevista será divulgada a fim de se compreender como os indivíduos experimentam e interpretam os acontecimentos. Abrem o programa os diretores da instituição, Alcides Martins e Manoel Jorge e Silva Neto. Em abril, o promotor de Justiça do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) Thiago Pierobom será o entrevistado.

Martins falou sobre sua trajetória de quase 40 anos de Ministério Público. Discorreu sobre os desafios enfrentados à frente da ESMPU e as perspectivas para aprimorar a atuação institucional, com parcerias e convênios no Brasil e no exterior.

Há três anos na direção da instituição, Silva Neto acrescentou que tem trabalhado para fazer da instituição um lugar de pluralismo e liberdade e de fomento à produção científica, a fim de melhorar a resolutividade do MP e concretizar os direitos da coletividade.

Programa de História Oral – O programa de História Oral da ESMPU, conforme a Portaria ESMPU n. 108/2022,  prevê a pesquisa documental e bibliográfica para contextualizar os momentos históricos, a utilização do método da História Oral para as entrevistas com integrantes do MPU, o intercâmbio e a integração com Ministérios Públicos que desenvolvam programas semelhantes, e o fomento à pesquisa de temas de interesse institucional. A iniciativa é conduzida pela Divisão de Gestão da Informação (Digi) e pela Divisão de Desenvolvimento Científico (Didec) da ESMPU.

O programa integra a gestão da memória institucional, que compreende o conjunto de ações e práticas de preservação e divulgação da história da instituição, contida em documentos, processos, arquivos, livros, artigos científicos, objetos e imóveis, considerados para fins históricos e de patrimônio, independentemente do suporte de registro da informação. Em julho de 2022, a ESMPU lançou a página Gestão Documental e Memória Institucional. O programa de História Oral completa esse espaço com a Linha do Tempo e a Galeria de Diretores.

ESMPU – A ESMPU foi oficialmente instalada em junho de 2000, na antiga Escola de Administração Fazendária (Esaf), sob a direção da subprocuradora-geral da República Sandra Cureau, a primeira diretora-geral. A criação legal ocorreu dois anos antes, em abril de 1998, com a Lei n. 9.628.

Nesse percurso, a escola se consolidou como uma instituição de ensino e pesquisa voltada para a profissionalização técnica de membros e servidores do MPU e um espaço plural de discussões abertas e multidisciplinares com diferentes setores da sociedade civil. A ESMPU também trabalha para incentivar a produção científica por meio de sua editora, que já publicou mais de cem títulos, e de apoio a projetos de pesquisa.