Curso de ingresso e vitaliciamento reúne em Brasília novos procuradores do Trabalho

Os 102 recém-empossados participam até o próximo sábado, 30 de outubro, da fase presencial da atividade. Programação inclui temas ligados à organização, aos princípios institucionais e ao funcionamento do MPT e dos órgãos que o compõem.
publicado: 26/10/2010 14h47 última modificação: 31/03/2017 17h24

Começou hoje (26) e segue até 30 de outubro, em Brasília, o IX Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho, parceria entre a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). A atividade reúne 102 novos membros do MPT, aprovados nos dois últimos concursos para ingresso na carreira de procurador do Trabalho.

Durante a cerimônia de abertura promovida na sede da ESMPU, os recém-empossados foram parabenizados pela conquista obtida e receberam as boas-vindas das diversas autoridades presentes. As ideias de renovação e de continuidade do dever ministerial de servir à sociedade foram mencionadas na maioria dos discursos. O procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito, comemorou a chegada dos novos membros e ressaltou o papel da solidariedade entre os pares e da força institucional na atuação bem-sucedida do MPT. “Nem sempre podemos resolver todas as situações de injustiça, mas o caminho se torna mais fácil com o apoio dos colegas. Busquem isso.”

Para o diretor-geral da ESMPU, Nicolau Dino Neto, o momento não é apenas de alegria, mas de reflexão sobre a função do Ministério Público na defesa do interesse público. “Vocês estão recebendo um mandato social, com prerrogativas e deveres com o povo brasileiro. O desafio está aí: como servir bem ao nosso cliente?”

A solenidade contou ainda com a participação do vice-procurador-geral do Trabalho, Jeferson Coelho; da diretora-geral adjunta da ESMPU, Ivana Santos; do procurador regional do Trabalho Ronaldo Fleury, secretário de concurso do MPT; do procurador regional do Trabalho Ricardo de Britto Pereira, coordenador do curso; do procurador do Trabalho Carlos Eduardo Brisolla, coordenador de ensino do MPT na ESMPU; do presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Sebastião Caixeta; e das procuradoras do Trabalho Juliana Vignole e Ludmila Lopes.

Programação - O curso será dividido nas modalidades presencial e a distância, com 238 horas-aula no total. Na primeira fase, os participantes assistirão a aulas expositivas na sede da ESMPU, em Brasília. Entre os palestrantes estão o procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito, o subprocurador-geral de justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Calos Roberto Jatahy, diversos membros e servidores do MPT. Na programação, temas ligados à organização, aos princípios institucionais e ao funcionamento do Ministério Público do Trabalho e dos órgãos que o compõem. Os recém-empossados participarão ainda de oito horas-aula de treinamento sobre técnicas de relacionamento com a imprensa e gestão de crises de imagem.

A segunda parte da atividade, ministrada pela internet, envolverá estudos sobre as áreas de atuação do MPT, como a erradicação do trabalho escravo, o combate à exploração do trabalho da criança e do adolescente, a eliminação da discriminação no ambiente laboral, entre outras, de responsabilidade das coordenadorias nacionais respectivas.

Os cursos de ingresso e vitaliciamento têm como objetivo iniciar novos integrantes do MPU no desempenho das funções institucionais e ocorrem nos primeiros dezoito meses da carreira.