Notícias

Curso híbrido aborda desafios na defesa dos direitos dos indígenas isolados e de recente contato

Atividade será realizada em 8 de agosto, das 9h às 18h. Inscrições vão até 27 de junho para participação presencial e virtual
publicado: 07/06/2024 11h08 última modificação: 10/06/2024 16h04
Ilustração

Ilustração

[Atualizado em 10.6.2024] A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições, até as 12h de 27 de junho, para o curso de aperfeiçoamento "Os desafios na defesa dos direitos dos indígenas isolados e de recente contato". A atividade acadêmica será realizada na modalidade híbrida em 8 de agosto, das 9h às 18h. Há possibilidade de participação presencial na sede da ESMPU, em Brasília (inscreva-se) ou remota, por plataforma de videoconferência (inscreva-se).

Foram disponibilizadas 135 vagas para membros e servidores do MPU, dos MPs estaduais e profissionais atuantes na temática. Estes últimos devem ser integrantes da Justiça Federal; dos Ministérios dos Povos Indígenas; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; da Saúde; e do Meio Ambiente, Funai, Instituto Chico Mendes, Conselho Indigenista Missionário, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Instituto Socioambiental e Observatório dos Povos Isolados e União dos Povos Indígenas do Vale do Javari.

Do total de vagas, 45 são para a turma presencial, sendo 10 vagas custeadas para integrantes do MPF indicados pelo orientador pedagógico, que possuam atuação direta com a matéria e estejam lotados fora do DF ou regiões metropolitanas, e 90 vagas para a modalidade EaD. Os candidatos serão selecionados por classificação ou indicação, conforme projeto pedagógico. Não será permitida a inscrição simultânea nas duas modalidades, sob pena de cancelamento da participação no curso.

O curso possui 8 horas-aula e busca proporcionar aprendizagem sobre o contexto histórico e dos atuais desafios e complexidades para a defesa dos direitos dos povos em isolamento e de recente contato. O orientador pedagógico é o procurador da República Daniel Luís Dalberto. Os capacitadores são o historiador Elias Bigio, o médico especialista em Saúde Indígena Lucas Albertoni, os indigenistas Fábio Ribeiro e Beto Marubo e o indígena da tribo de Rio Branco-Rondônia Adonias Djeoromitxi.

Consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br para receber mais informações.

Atividade: Curso de aperfeiçoamento "Os desafios na defesa dos direitos dos indígenas isolados e de recente contato"
Inscrição: até as 12h de 27 de junho (presencial e virtual)
Período de realização: 8 de agosto, das 9h às 18h
Modalidade: híbrida
Vagas: 135 (45 vagas presenciais e 90 EaD)

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300