Curso aborda boas práticas na prevenção e na repressão às drogas e ao assédio nas Forças Armadas

Inscrições vão até 28 de junho. Atividade com custeio acontece nos dias 15 e 16 de agosto, na sede da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro
publicado: 14/06/2024 12h20 última modificação: 17/06/2024 17h37
ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove, em parceria com a Fundação Instituto Brasileiro de Direito Militar e Humanitário (IBDMH) e o Ministério da Defesa, o curso de aperfeiçoamento “Boas práticas e lições aprendidas na repressão e prevenção aos delitos de drogas e ao assédio nas Forças Armadas”. A atividade acadêmica acontece nos dias 15 e 16 de agosto, na sede da Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, e as inscrições podem ser feitas até as 12h de 28 de junho. Inscreva-se.

Foram disponibilizadas 44 vagas para membros e servidores do MPU (membros e servidores do MPM devem atuar na área finalística ou em projetos sociais e resolutivos de prevenção ao uso de drogas e enfrentamento do assédio nas Forças Armadas; os membros dos demais ramos devem atuar na temática do curso – Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – e no enfrentamento do assédio no ambiente laboral castrense), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), do Ministério da Defesa, da Escola Superior de Guerra (campus RJ), das Forças Armadas e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Rio de Janeiro (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar).

Com 12 horas-aula, a capacitação busca apresentar indicadores e diagnósticos acerca das condutas correlatas ao delito de drogas e ao assédio nas relações hierárquico-funcionais castrenses e replicar potenciais ações institucionais e jurídicas para a repressão e a prevenção desses ilícitos nas Forças Armadas. Os candidatos serão selecionados por classificação ou indicação, conforme projeto pedagógico. A ESMPU arcará com o pagamento de bolsa-capacitação e passagens para dois discentes, indicados pelo orientador pedagógico, que não estejam lotados no Rio de Janeiro. Terá direito ao certificado o participante que obtiver frequência mínima de 85%, devidamente registrada.

Os orientadores pedagógicos são os procuradores de Justiça Militar Alexandre Reis de Carvalho e Hevelize Jourdan Covas Pereira, que integram o corpo de docentes da atividade acadêmica juntamente com a ministra do Supremo Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha Guimarães, a juíza federal Mariana Queiroz Aquino, o almirante Ricardo Lhamas Guastini e as psicanalistas Adriana Borba Wajnsztok, Carla Lobo e Gilda Maria Pitombo Mesquita.

Consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br para receber mais informações.

Atividade: “Boas práticas e lições aprendidas na repressão e prevenção aos delitos de drogas e ao assédio nas Forças Armadas”
Inscrição: até as 12h de 28 de junho (inscreva-se)
Período de realização: 15 e 16 de agosto – sede da Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro
Modalidade: presencial, com custeio