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Dia Mundial da Criatividade: ESMPU recebe atividades da World Creativity Organization
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) acredita na criatividade como força propulsora para a construção de um futuro melhor, por isso, a instituição é uma das anfitriãs e apoiadoras do Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day), o maior festival colaborativo do mundo, promovido pela World Creativity Organization – comunidade global que fomenta e conecta iniciativas e desenvolve ações para promover impacto positivo e sustentável. A programação do evento em Brasília teve início na manhã desta quinta-feira (20/4), na sede da ESMPU, e contou com uma série de atividades conduzidas por importantes nomes do cenário da inovação, da criatividade e da transformação digital. Clique aqui e confira as fotos.
Ao abrir o evento, a líder local do Dia Mundial da Criatividade em Brasília, Ana Paula Bessa, agradeceu o apoio da ESMPU e destacou o comprometimento da Escola em promover iniciativas culturais, artísticas e inovadoras. "É especialmente um prazer poder realizar parte do nosso evento aqui na Escola do MPU, uma instituição de ensino que tanto tem enriquecido a gestão pública com aprendizagem, fomento à pesquisa e projetos inovadores", concluiu.
Palestras – A primeira palestra trouxe a especialista em comunicação para a gestão de organizações e CEO da Oficina Consultoria, Liliane Pinheiro, que falou sobre a necessidade de marcas assumirem um protagonismo capaz de influenciar o setor público na gestão de políticas que entreguem valor para a sociedade. “Vivemos em um momento de ruptura social, com cenários difusos e pautas urgentes. Há muitos espaços para serem ocupados e, por conta disso, a iniciativa privada deve usar da sua criatividade para engajar a sociedade e para desenvolver ou colaborar com a implementação de projetos que promovam transformação social”, reforçou.
O artista multidisciplinar e Engenheiro de Software Leonardo Araújo contou os desafios enfrentados na criação da Photos.live, a primeira startup preta de inteligência artificial do Brasil. O serviço otimiza estratégias de marketing e desenvolve relatórios demográficos para ajudar organizadores de eventos a medir o retorno sobre investimento e a relação entre o consumidor e as marcas. “O financiamento e a captação de recursos são basicamente os primeiros obstáculos no desenvolvimento de qualquer startup. Fora isso, é preciso aprimorar as etapas de gestão de risco, driblar as incertezas e saber identificar oportunidades capazes de resolver problemas dentro de um processo que é inteiramente escalável e repetitivo”, apontou o palestrante.
Com o tema “Do Metaverso ao ERP”, o diretor de marketing e business da Oficina Consultoria, João Chequer, tratou como as organizações podem inovar e aprimorar sua performance em um modelo de trabalho híbrido. Da utilização de sistemas robustos como um ERP – sigla para Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos da empresa, em tradução livre –, passando para a implementação de tecnologias recentes como o Metaverso, ele destacou a importância de serem promovidas a criatividade e a colaboração da equipe. “Para se construir um ambiente profissional favorável à criatividade, que também influencie a capacidade criativa do colaborador, é necessário que haja uma convergência entre o espaço organizacional, as habilidades criativas dos indivíduos e a motivação intrínseca que leva esses indivíduos a realizarem suas atividades”, pontuou Chequer.
Em um mundo dominado pelas incertezas, o professor e pesquisador especialista em inovação, design de negócios e tecnologias emergentes Marcelo Minutti trouxe reflexões sobre os principais dilemas enfrentados pelos profissionais da indústria criativa. “Tudo aquilo que for repetitivo está destinado a ser substituído pela tecnologia amanhã. O que fazer com essa inquietação? Não podemos prever o futuro, mas podemos exercitar a nossa criatividade para utilizá-la como uma ferramenta de disrupção de ideias e de gestão das incertezas”, afirmou Minutti.
Oficina criativa – A oficina “Dando um boost na criatividade com ferramentas de gestão”, ministrada pelo especialista em Gestão de Tecnologia da Informação Joilson Marques, encerrou as atividades da manhã. Os participantes conheceram ferramentas de gestão de projetos e metodologia ágil e aprenderam sobre elas. Marques citou Trello, Asana e ClickUp como exemplos de ferramentas personalizáveis e ricas em funcionalidades que permitem planejar, organizar, colaborar e aprimorar os processos criativos.
O evento segue no período da tarde e traz oficinas sobre realidade aumentada e técnicas para construção de narrativas poderosas, além de palestras temáticas sobre histórias inspiradoras; uso da criatividade na matemática; importância do storytelling na comunicação corporativa; como erros em campanhas publicitárias podem se tornar gatilhos criativos para projetos futuros; e inteligência artificial na otimização do trabalho criativo. Já nos dias 21 e 22 de abril as atividades serão realizadas no Espaço Cultural Renato Russo. Confira a programação completa aqui.
World Creativity Day – Criado no Brasil em 2014 pelo especialista em Economia Criativa e diretor executivo da World Creativity Organization, Lucas Foster, o movimento se tornou uma iniciativa global a partir de 2018, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Resolução 71/284 e estabeleceu o dia 21 de abril como “Dia Mundial da Criatividade e Inovação”. Desde então, já foram realizadas mais de 4.000 atividades em 146 cidades de 22 países com a participação de 80.000 pessoas e a distribuição de 100.000 bolsas de estudos para jovens e profissionais em transição de carreira.
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