Empossada nova diretoria-geral da ESMPU

O procurador da República Carlos Henrique Martins Lima e o procurador regional do Trabalho Maurício Correia de Mello assumiram nesta sexta-feira, 31 de janeiro, os cargos de diretor-geral e de diretor-geral adjunto, respectivamente. Mandato será de dois anos.
publicado: 31/01/2014 16h18 última modificação: 31/03/2017 17h22

Na manhã desta sexta-feira, 31 de janeiro, tomaram posse nos cargos de diretor-geral e diretor-geral adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) o procurador da República Carlos Henrique Martins Lima e o procurador regional do Trabalho Maurício Correia de Mello. A nova diretoria-geral da instituição terá mandato de dois anos. Deixam os cargos de diretor-geral e diretora-geral adjunta, respectivamente, o procurador regional da República Nicolao Dino Neto e a subprocuradora-geral do Trabalho Ivana Santos. Eles dirigiram a Escola entre julho de 2010 e janeiro de 2014.

Durante a solenidade de posse dos novos dirigentes, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, lembrou sua trajetória à frente da Escola. Ele assumiu a direção da instituição entre 2006 e 2010, período que classificou como inesquecível em sua atividade profissional. Janot destacou ainda os aplausos e sorrisos distribuídos pela plateia aos membros que deixam a diretoria-geral e aos que a ela chegam. Para ele, esse é o reconhecimento de que os objetivos institucionais foram cumpridos e continuarão a ser atendidos. “Trata-se de metas perenes, e não de objetivos pessoais daquele que temporariamente assume a direção da Escola. Confio e tenho a certeza de que o novo diretor fará tanto ou mais pela Escola quanto fizeram os outros que aqui estiveram”, declarou.

Para o novo diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins Lima, é um desafio dirigir a instituição. “Este é o local em que o Ministério Público brasileiro de uma forma geral se espelha e é uma caixa de ressonância dos Ministérios Públicos que compõem o MPU”, afirmou. O diretor-geral ressaltou ainda o objetivo principal do trabalho prestado pela Escola, que é o de oferecer ao serviço público membros preparados e servidores treinados para executar as suas funções. “Nosso papel será tentar juntar as habilidades e os talentos que temos de sobra em todos os ramos do MPU e fazer com que isso gere benefícios para a sociedade”, concluiu.

Ao despedir-se do cargo de diretor-geral da Escola, o procurador regional da República Nicolao Dino Neto fez um breve relato dos resultados de sua gestão, destacando a elevação das metas físicas de capacitação de membros e servidores do MPU, o aumento na quantidade de obras científicas publicadas, a consolidação de parcerias internacionais e os reflexos de projetos e campanhas da Escola na sociedade.

Ele também fez um agradecimento especial à equipe da ESMPU, ressaltando que o sucesso do trabalho realizado ao longo de quase quatro anos se deveu ao esforço coletivo e à dedicação do grupo, “empenhado em fazer da Escola um organismo eficiente e cada vez mais respeitado no seio do Ministério Público brasileiro”. Ao finalizar seu discurso, Nicolao Dino elogiou a escolha da nova diretoria-geral: “Seguramente, a dupla formada conduzirá a Escola Superior do Ministério Público da União com sabedoria e arrojo, para o bem da instituição”.

A cerimônia realizada na sede da ESMPU em Brasília contou com a presença da vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, do vice-procurador-geral do Trabalho, Eduardo Parmeggiani, da procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Eunice Carvalhido, do secretário-geral do Ministério Público da União (MPU), Lauro Cardoso, de integrantes do Conselho Administrativo e das Coordenações de Ensino da ESMPU, de membros e servidores do MPU, de familiares e amigos dos empossados.

Também estiveram presentes representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU), do Conselho Nacional de Educação, da Academia Nacional de Polícia, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), das embaixadas da França, de Moçambique e de Cabo Verde, da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e da Associação dos Servidores, Seguranças e Técnicos de Transporte do Ministério Público (Assttra-MP).

Novo titular na Coordenação de Ensino do MPF Além das Portarias PGR n. 52 e 53, de 30/1/2014, que tratam da nomeação da nova diretoria-geral, foi publicada na Seção 2, página 74, do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (31), a Portaria PGR n. 54, de 30 de janeiro de 2014, que nomeia para o cargo de coordenador de ensino do Ministério Público Federal (MPF) na ESMPU o procurador da República Bruno Freire de Carvalho Calabrich. Ele assumirá a função como titular por dois anos, a partir desta sexta-feira, 31 de janeiro.