Encerrada a etapa presencial do XI Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho

O curso está formando os 30 procuradores do Trabalho aprovados no 18º Concurso da Carreira do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outros três membros egressos de certames anteriores. Palestra de encerramento foi ministrada pelo professor Clóvis de Barros Filho, da Universidade de São Paulo (USP).
publicado: 06/10/2014 06h32 última modificação: 31/03/2017 17h29
Cerca de 100 pessoas participaram na sexta-feira (3) em Brasília do encerramento da etapa presencial do XI Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho (XI CIV-MPT). A capacitação, promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), começou em 20 de agosto. O curso está formando os 30 procuradores do Trabalho aprovados no 18º Concurso da Carreira do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outros três membros egressos de certames anteriores.

“A ideia é abordar, da maneira mais ampla possível, o funcionamento do MPT para os membros que iniciam a carreira. Nesse momento, eles recebem noções administrativas, de pessoal e do uso de algumas ferramentas de trabalho. São 60 dias de instrução para dar-lhes melhores condições para o desenvolvimento de suas atuações”, explica o procurador do Trabalho Erlan José Peixoto do Prado, um dos coordenadores pedagógicos do curso.

Geisekelly Bonfim de Santana aprovou a inciativa. Antes de ingressar na carreira, havia atuado como analista do MPT por três anos. Agora, trabalhará na unidade do MPT em Manaus (AM). “O curso nos apresenta estratégias, ferramentas e diversas visões de mundo que vão nos ajudar no dia a dia.”

O procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, lembrou aos novos procuradores a importância de ter comprometimento com a instituição. “Desejo sucesso e peço que não esqueçam que a nossa maior responsabilidade é com a sociedade e com o MPT.”

O treinamento segue até 17 de março de 2015, em etapa a distância. A formação é organizada em módulos teórico, de interlocução interinstitucional e com a sociedade civil e profissional, e dividida nas modalidades presencial e a distância.

No encerramento da etapa, Clóvis de Barros Filho, professor da Universidade de São Paulo (USP), propôs uma reflexão sobre a vida que vale a pena ser vivida. Durante sua palestra, o professor falou sobre como viver bem, a melhor maneira de viver, abordando ideias e pensamentos propostos pelos filósofos ao longo da história da humanidade, citando os conceitos de excelência de Aristóteles, o amor de Jesus, a alegria e felicidade de Baruch Spinoza e a liberdade e a fidelidade aos valores, propostas por Rousseau. Para Barros Filho, esses valores, juntos, são capazes de dar sentido à vida, torná-la útil ao próximo e fazer do indivíduo um ser humano mais feliz.

O filósofo falou também sobre a necessidade de se dedicar ao que se faz, de se ter ética e de se administrar bem as relações com o coletivo. “A ética é a inteligência compartilhada a serviço da convivência”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Geral do Trabalho