Encerrado em Brasília o IX Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores da República

Após concluírem as 360 horas-aula de atividades, distribuídas em módulos que envolveram teoria, prática e interlocução com a sociedade e outras instituições, os 83 integrantes do MPF seguirão para as novas lotações. A maioria atuará na Região Norte do país.
publicado: 25/04/2013 01h29 última modificação: 31/03/2017 17h28
Terminou nesta quarta-feira, 24 de abril, em Brasília, o IX Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores da República (IX CIV-MPF), atividade acadêmica que a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove desde o dia 19 de fevereiro. Participaram do IX CIV-MPF os 83 novos procuradores da República aprovados no 26º Concurso Público para a carreira.

As 360 horas-aula foram ministradas em três módulos: profissional, teórico e de interlocução interinstitucional e com a sociedade civil. Mais uma vez com foco na prática, o curso incluiu nesta edição audiências simuladas cíveis e criminais, aspecto bastante positivo da programação, de acordo com a recém-ingressa procuradora da República Marília Ferreira: “Para mim, as atividades mais relevantes foram as audiências simuladas e a elaboração de peças processuais, que proporcionaram o contato com casos concretos”. Ela também ressaltou a importância das atividades em grupo, principalmente as que incluíram procuradores que irão atuar na mesma região, pois isso possibilitou a discussão de temas específicos: “O Brasil apresenta realidades muito diversas. A situação da Região Norte, por exemplo, não é a mesma que vou enfrentar em Três Lagoas (MS), minha primeira lotação”.

Para o procurador da República Jorge Luiz Ribeiro, que atuará na cidade de Manaus (AM), o IX CIV-MPF teve como pontos fortes o desenvolvimento de habilidades e o esforço de integração entre os participantes e os membros que compõem todos os níveis da carreira. “Além das atividades que envolveram situações mais próximas do que vamos vivenciar no cotidiano, gostei da possibilidade de dialogar com profissionais de referência na instituição. Esse acolhimento no momento do ingresso no cargo é uma grande característica da carreira do MPF”, afirmou. O procurador destacou ainda que os temas ministrados no módulo de relação interinstitucional e com a sociedade são de extrema relevância para quem está ingressando no Ministério Público Federal. “Não devemos nos esquecer do papel público que exercemos e não podemos ser profissionais trancados em gabinetes. O contato com a sociedade e com outras instituições é essencial, pois nos ensina coisas impossíveis de se aprender em livros, de serem cobradas em um concurso”, acrescentou.

Na cerimônia de encerramento, o procurador regional da República Blal Dalloul, coordenador da atividade, agradeceu a todos os novos membros da instituição e aos profissionais que contribuíram para o sucesso do curso: “Tentamos acertar o máximo possível, seja coordenando, organizando ou dirigindo o curso”. Ele também lembrou que, apesar do grande volume de conteúdo e da longa duração do curso, o IX CIV representa uma pequena parcela do que será enfrentado no dia a dia da profissão. “Vocês viram bem pouco do que é o Ministério Público Federal. Todas as discussões recomeçarão quando vocês forem para as suas sedes. Quando vocês sentarem em seus gabinetes, iniciará a responsabilidade. Vocês serão responsáveis pela equipe de servidores, pelo sonho de várias pessoas, por uma sociedade. Começarão a enfrentar os desafios”, ressaltou.

“Aguardamos encarecidamente as críticas de vocês”, disse o coordenador de ensino do MPF na Escola, o procurador regional da República Douglas Fischer. “As críticas que recebemos no último curso permitiram que modificássemos muitos pontos nesta edição. Posso dizer que essas mudanças deram certo. Ou seja, as críticas eram procedentes. É dessa forma que nós crescemos”, destacou Douglas Fischer, que também agradeceu aos integrantes da Escola. “Tentamos fazer o melhor e isso somente aconteceu porque há uma equipe aqui”.

Ao encerrar oficialmente o curso, o diretor-geral da ESMPU pediu aos novos integrantes do MPF que mantenham o entusiasmo no cumprimento da função e procurem agir em prol do bem-estar da sociedade. “Espero que a sociedade à qual vocês servirão seja feliz. Ela é a destinatária do nosso trabalho e anseia por uma série de prestações que poderão dar esse conteúdo de felicidade”, disse Nicolao Dino Neto.

Após se despedirem do curso de ingresso, os 83 novos membros do MPF posaram para foto com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Eles seguem agora para as unidades de lotação, distribuídas em Procuradorias da República nos estados e municípios. A maioria, 44 membros, atuará na Região Norte. As regiões Nordeste e Centro-Oeste receberão cada uma 13 procuradores da República. No Sudeste, serão lotados cinco novos membros e no Sul, oito.