Encontro virtual discute políticas identitárias

Evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (19) e está disponível no canal da ESMPU no YouTube
publicado: 19/05/2021 13h15 última modificação: 19/05/2021 13h15
Foto: Divulgação/ESMPU

Para discutir as origens e os fins das políticas identitárias, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu, na manhã desta quarta-feira (19), o webinar "Impacto das políticas baseadas em gênero e identidade nos direitos de mulheres, homossexuais, crianças e adolescentes". O debate contou com a participação das professoras Fabiane Lima e Katyane Cristina de Souza. Clique para assistir.

O encontro teve como objetivo apresentar um panorama do cenário em que se desenvolveu o conceito de gênero, além de historicizar as teorias que fazem uso desse conceito. As origens dos processos de medicalização da sexualidade, os pressupostos e as matrizes filosóficas, os conflitos que emergiram a partir da adesão aos movimentos sociais de mulheres e de homossexuais, e a defesa do uso do sexo como eixo de compreensão das dinâmicas das relações políticas e sociais também foram temas do debate.

Contexto e história da política de gênero – A professora Fabiane Lima discorreu sobre as relações sociais de gênero, a medicalização da sexualidade, a transgressão conformada, a revolução sexual e os direitos das mulheres. Segundo ela, o modelo de dominação estabeleceu relações de hierarquia e exploração entre homens e mulheres. “A urbanização e a separação cada vez maior das esferas pública e privada reforçaram essa dominação relegando as mulheres ao ambiente doméstico”, completou.

Direitos das mulheres baseados no sexo – A segunda palestrante, Katyane Cristina de Souza, apresentou a Campanha pelos Direitos Humanos das Mulheres (WHRC Brasil), uma comunidade global exclusivamente feminina composta por voluntárias dedicadas a proteger os direitos humanos de meninas e mulheres baseados no sexo biológico. Segundo ela, a campanha usa como base a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw), de 1970, da Organização das Nações Unidas (ONU).