Ensino híbrido da ESMPU vira case no Congresso de Inovação e Tecnologia do CNMP

Esforço de transformação digital da instituição é apresentado ao Ministério Público brasileiro em evento que ocorre em Santa Catarina
publicado: 01/06/2023 17h07 última modificação: 01/06/2023 17h07

A equipe que coordenou o projeto do Sistema Híbrido de Ensino na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) apresentou o case, nesta quinta-feira (1º/6), no Congresso de Inovação e Tecnologia, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O ensino híbrido é uma realidade e uma oportunidade para as instituições educacionais, que têm passado por grandes e aceleradas mudanças após a pandemia de covid-19. Confira o vídeo de apresentação do sistema.

Há um ano, a ESMPU deu início à aquisição de infraestrutura de alta tecnologia para esse movimento de transformação digital. A líder de estratégia e inovação da instituição, Lígia Maria Lopes Reis, explicou que a tecnologia vai automatizar as salas de aula e criar experiências remotas únicas e completamente integradas ao presencial. “É a união da facilidade e do alcance do ensino online aos benefícios da interação presencial. O projeto entrega para o corpo acadêmico toda a infraestrutura de interação entre discentes e docentes necessária para uma experiência única, de forma acessível, simples e intuitiva”, explicou.

O secretário de Tecnologia da Informação, Rajiv Geeverghese, ressaltou o pioneirismo da escola no desenho de uma solução inovadora para uma escola de governo. A premissa dessa tecnologia é dispensar um elevado grau técnico de conhecimento para operá-la, o que vai facilitar o dia a dia da escola. "A ideia foi buscar uma solução que permitisse o maior nível de automação possível com uma operação simplificada", acrescentou.

O Congresso de Inovação e Tecnologia acontece no MP de Santa Catarina (MPSC) e se estende até sexta-feira (2/6). Confira as fotos do evento.

Equipamentos – A ESMPU é uma das pioneiras na aquisição desses recursos tecnológicos voltados para a educação no país. Os equipamentos adquiridos são um jogo Yealink MVC840, composto por câmera PTZ com qualidade até 4k, 12x de zoom óptico, inteligência artificial com enquadramento automático e conexão USB; um mini PC para processamento; uma barra de alto-falante com áudio de alta qualidade; e microfones que fazem captação 360°. Os recursos permitem três tipos de enquadramento – automático, speaker tracking (foco no emissor) e presenter tracking (foco no apresentador).

Um dos requisitos do projeto foi trazer para a Escola o máximo de automação disponível no mercado. Todas as salas de aula, os ambientes de reuniões e os dois auditórios estão equipados com as câmeras da nova solução tecnológica. Os equipamentos funcionam de maneira independente, podendo ser utilizados em conjunto ou de modo individual durante a execução das atividades. Além disso, esses recursos possuem versatilidade, sendo compatíveis com todos os softwares e dispensando o uso de computadores.

Ensino híbrido – O ensino híbrido é uma modalidade na qual o ensino é desenvolvido tanto de forma presencial quanto on-line, de modo que discentes e docentes tenham experiências semelhantes, ainda que em diferentes contextos de aprendizagem.