Escola adere ao sistema de pregão eletrônico

A ESMPU já está cadastrada no portal Comprasnet e começa a utilizar o sistema em julho. Os servidores das áreas de compras e de licitações participam esta semana de treinamento.
publicado: 14/06/2007 11h52 última modificação: 31/03/2017 17h18

A Escola Superior do Ministério Público da União aderiu ao sistema de pregão eletrônico, por meio do Portal Compras Net, do Ministério do Planejamento. O objetivo da medida é proporcionar uma maior economia nas licitações e compras de bens comuns, que hoje correspondem a 70% das licitações realizadas pela ESMPU. Oito servidores da Escola participam esta semana de treinamento para operar o sistema, em curso ministrado pela Esaf. A partir de julho, as licitações poderão ser feitas com o sistema.

O pregão eletrônico acontece pela Internet. Com isso, fornecedores de todo o país podem participar da disputa – o que resulta na queda dos preços. Em média, a economia chega a 30%.

Além disso, a modalidade é mais ágil e reduz os custos processuais. Com o sistema eletrônico, o tempo entre a publicação do edital e o fechamento do pregão é de 17 dias em média - cinco dias mais rápido do que o tempo necessário para conclusão da segunda modalidade de compra mais utilizada, a carta-convite, que leva 22 dias. Na tomada de preços e na concorrência, os prazos são ainda mais longos (90 dias e seis meses, respectivamente).