Notícias

ESMPU, CDEMP e ENAMP celebram acordo de cooperação para promoção de atividades acadêmicas

Assinatura do documento ocorreu entre os três diretores das instituições na tarde desta sexta-feira (22/3) em Recife (PE)
publicado: 22/03/2019 16h54 última modificação: 22/03/2019 16h55
Exibir carrossel de imagens O acordo de cooperação irá promoção de ações conjuntas nas áreas de treinamento, desenvolvimento e educação.

O acordo de cooperação irá promoção de ações conjuntas nas áreas de treinamento, desenvolvimento e educação.

Os responsáveis pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), pelo Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP) e pela Escola Nacional do Ministério Público (ENAMP) assinaram, na tarde desta sexta-feira (22/3), em Recife (PE), acordo de cooperação para promoção de ações conjuntas nas áreas de treinamento, desenvolvimento e educação.  

Para o diretor-geral da ESMPU, o procurador regional da República João Akira Omoto, a parceria tem como objetivo aproximar as instituições naquelas áreas que lhe são comuns, facilitando, nos casos concretos, as atuações conjuntas, coordenadas e em litisconsórcio. Além disso, trará uma oxigenação dos próprios órgãos, tonando o espaço acadêmico mais plural. “Ganham as instituições, o sistema de justiça e a sociedade brasileira, com os possíveis efeitos sinérgicos dessa interação”, ressaltou.  

A cooperação prevê a realização de cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação, atividades de extensão, projetos e programas de pesquisa. Visa também atuar no desenvolvimento de projetos específicos de interesse comum, estudos avançados, intercâmbio de alunos, professores, conferencistas e pesquisadores.  

Ao assinar o documento, a diretora da ENAMP, a promotora de Justiça do Maranhão Ana Teresa Silva de Freitas, afirmou que o compartilhamento de informações entre as instituições é de extrema importância, pois democratiza o processo de conhecimento, integra as escolas, diversifica saberes e permite que fortaleçamos o Ministério Público Brasileiro. “Ao propor a assinatura desse acordo, a ESMPU abre portas e possibilidades para uma maior interação entre os Ministérios Públicos dos Estados e o Ministério Público da União”, ressaltou.  

Esta é a primeira vez que a ESMPU assina um acordo de cooperação com as duas instituições. A iniciativa também foi saudada pelo presidente do CDEMP, o procurador de Justiça de Pernambuco Silvio José Menezes. Segundo ele, a iniciativa inédita é muito significativa e vai contribuir para aprimorar e ampliar o número de capacitações, treinamentos, pesquisas e outras ações possíveis dentro da área acadêmica, com benefícios para a formação e capacitação de todos membros e servidores.  

Pelo acordo assinado, os três órgãos se comprometem a manter ativo intercâmbio de informação e entendimentos acerca das respectivas atividades que desenvolverem. A vigência do documento é de cinco anos, a contar da data da assinatura, podendo ser prorrogado. 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300