ESMPU começa a adotar energia solar fotovoltaica

Ligação do sistema na sede da Instituição ocorreu nesta quarta-feira (24/8)
publicado: 24/08/2022 19h05 última modificação: 24/08/2022 19h10
Exibir carrossel de imagens Foto: Divulgação/ESMPU

Foto: Divulgação/ESMPU

Em uma ação de promoção da sustentabilidade ambiental, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) iniciou a produção de energia solar fotovoltaica em complemento ao padrão elétrico. A ligação do sistema na sede da Instituição foi concluída nesta quarta-feira (24/8).

Foram instalados 203 painéis solares que podem produzir cerca de 80 kWp (quilowatt pico) no período de maior insolação. Atualmente, a ESMPU tem contrato de 100 kW de demanda com a concessionária de energia elétrica. Dessa forma, de acordo com estudos da área técnica, a produção de energia solar no prédio representará uma economia de aproximadamente 30% ao mês. Ao todo, foram investidos R$ 349.800,00, valor que inclui painéis solares, equipamentos, infraestrutura e instalação. A execução da obra durou cinco meses.

Ao comentar a mudança no padrão energético da ESMPU, o diretor-geral, Alcides Martins, afirmou que esse é um gesto institucional que busca contribuir com a sustentabilidade, mostrando que é possível desenvolver uma agenda de responsabilidade ambiental dentro das instituições públicas. “O mundo está passando por mudanças climáticas aceleradas. Como cristão, aprendi que Deus perdoa sempre, o homem de vez em quando e a natureza nunca. Isso significa que o planeta é o nosso bem mais precioso e precisamos preservá-lo. Em países desenvolvidos, a adoção de fontes de energia alternativa, renovável e sustentável é uma realidade”, acrescentou.

Sustentabilidade - A utilização da energia fotovoltaica alinha-se com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas; e com a política ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance (ambiente, social e governança corporativa), criada para orientar empresas, investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade. A medida ainda faz parte das iniciativas setoriais do Painel de Contribuição da ESMPU 2020-2021, as quais estão vinculadas às metas institucionais do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O projeto foi realizado pela Secretaria de Administração (SA) da ESMPU em parceria com a Secretaria de Engenharia e Arquitetura (SEA) da PGR, chefiadas respectivamente pelos engenheiros Ivan de Almeida Guimarães e Patrícia Lopes de Oliveira Lara. O autor da proposta foi o engenheiro eletricista Gabriel Augusto Buss, da SEA/PGR. A obra de execução foi gerida pelos engenheiros Bruno Bossatto e Leonardo Garotti, da Divisão de Engenharia e Manutenção (Dienge/SA) da ESMPU.