Notícias

ESMPU completa 22 anos e reforça seu papel de fomentar a capacitação e a produção de conhecimento

Instituição tem investido na cultura da inovação para transformar a atuação do Ministério Público nas complexidades do presente e do futuro
publicado: 14/06/2022 12h31 última modificação: 18/04/2024 14h28
Ilustração

Ilustração

Há 22 anos, em 14 de junho de 2000, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) era efetivamente implementada para fomentar a profissionalização técnica de membros e servidores do MPU e construir um espaço plural de discussão aberta e multidisciplinar com a sociedade. Ao longo desse tempo, a Instituição cresceu e buscou disseminar conhecimento de qualidade à toda comunidade acadêmica. “A ESMPU atuou fortemente para se solidificar enquanto instituição acadêmica e científica, numa visão sistêmica e evolucionária”, afirma o diretor-geral, Alcides Martins.

Nos últimos dois anos, a ESMPU tem apostado na inovação como forma de transformar a atuação ministerial nas complexidades do presente e do futuro. Criado para incentivar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação no Ministério Público, o InovaEscola – Laboratório de Transformação da ESMPU tem promovido atividades acadêmicas na área de inovação e implementado projetos de peso na Instituição.

Na primeira semana de junho deste ano, foi realizada a 1ª Semana de Inovação da ESMPU, com especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente na área, que trouxeram as principais tendências da inovação em serviços. Além disso, em 2021, a Instituição lançou o Manifesto Inova Ministério Público com o propósito de disseminar valores voltados à inovação e apoiar iniciativas que promovam uma agenda inovadora. O InovaEscola também conduziu o 1º Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do MP, pesquisa que investigou quais são os principais incentivos e entraves no âmbito do MP para subsidiar a construção de uma agenda inovadora na ESMPU.

Pandemia – Neste período de pandemia de covid-19, a Instituição acelerou seu processo de transformação digital e se adequou às novas necessidades educacionais, promovendo a maior parte de suas atividades acadêmicas por meio de recursos remotos de aprendizagem. As adversidades não impediram o contínuo dever da Escola de promover o aperfeiçoamento dos integrantes do MPU para uma atuação profissional eficaz; e de ser espaço plural de reflexão crítica e dialógica com a sociedade.

“Os colaboradores, com dedicação e competência, adaptaram-se rapidamente a uma realidade mediada pela tecnologia, o que possibilitou que as atividades mantivessem níveis de qualidade similares ou mesmo superiores aos que havia anteriormente. Em 2021, a Escola entregou 213 atividades acadêmicas, o que se traduziu em 6.652 horas de capacitação e 9.638 pessoas capacitadas”, acrescentou Martins.

Produção de ensino – Além da atuação na promoção de atividades acadêmicas e de extensão, está entre os pilares da ESMPU o apoio à produção científica, à edição de publicações e ao desenvolvimento de projetos para melhor interlocução com a sociedade. Por meio de sua editora, a Instituição já publicou cerca de 150 títulos. As obras versam sobre matéria jurídica ou afim e buscam fomentar e disseminar o conhecimento. Em 22 anos, mais de 310 mil exemplares foram distribuídos, de acordo com a pertinência temática, para membros e bibliotecas das unidades do MPU, além de órgãos federais, universidades e parceiros nacionais e internacionais.

Entre as principais publicações da linha editorial da Escola estão as séries Pesquisas e Pós-Graduação, além do Boletim Científico ESMPU, publicação semestral que está na 57ª edição e reúne artigos produzidos por integrantes do MPU e do sistema de Justiça, acadêmicos e pesquisadores.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300