Notícias

ESMPU divulga relatório de ações do 3º trimestre de 2025

De julho a setembro, instituição ofertou quase 8 mil vagas e consolidou avanços em internacionalização, inovação e gestão acadêmica
publicado: 22/10/2025 15h46 última modificação: 22/10/2025 17h36
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) divulgou, nesta quarta-feira (22), o painel de contribuição referente ao 3º trimestre de 2025, que consolida os principais resultados, indicadores e avanços institucionais do período. A publicação integra o desdobramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025–2029 e reafirma o compromisso da instituição com a formação de excelência, a gestão eficiente e a promoção de uma atuação pública ética, inclusiva e sustentável. Acesse aqui o documento completo.

Desempenho e oferta acadêmica  entre julho e setembro, a ESMPU ofertou 7.960 vagas em 43 cursos de aperfeiçoamento e 14 atividades de extensão, registrando 6.884 inscritos e a emissão de 3.397 certificados. No acumulado do ano, são 16,6 mil vagas oferecidas e 7,5 mil certificados emitidos, num total de 139 atividades acadêmicas e 669 docentes contratados.

A Escola recebeu 471 propostas para o Plano de Atividades 2026. O número expressivo reforça o engajamento de membros e servidores na construção colaborativa da oferta formativa.

Pós-graduação – No trimestre, a ESMPU adotou um modelo público e participativo de seleção para o Programa de Pós-Graduação 2026. Foram recebidas 29 propostas e aprovadas para o próximo semestre duas novas especializações: “Direitos e atuação interdisciplinar com povos e comunidades tradicionais” e “Justiça negocial”, além da reoferta da especialização “Cooperação jurídica internacional”. Atualmente, estão em andamentos oito cursos de pós-graduação e cinco pesquisas científicas.

Outros destaques foram a 2ª Semana Pedagógica da ESMPU, que reforçou o desenvolvimento de competências institucionais para o público interno, e o lançamento da segunda turma do curso preparatório social ESMPU Plural, cuja primeira edição contou com 11 participantes aprovados para a segunda fase do 31º Concurso para Procuradores da República.

Entre as iniciativas de modernização, destacam-se a implantação da nova versão do SEI 5.0, a reformulação da Intranet, o novo Portal da Biblioteca da ESMPU, a modernização da rede local (LAN) e a instituição do Programa Permanente de Aprendizagem Aplicada (PAAP), que visa estruturar trilhas personalizadas de capacitação contínua.

Internacionalização e publicações – O processo de internacionalização da ESMPU manteve ritmo expressivo, com sete atividades que contaram com docentes ou abordagem internacional. Entre os destaques, estão o seminário “Os desafios dos estados-nações na proteção dos territórios da maior concentração de povos isolados do planeta” e o “Seminário internacional sobre tráfico de pessoas e contrabando de migrantes”.

A produção científica e as parcerias também avançaram. Foi publicado o segundo número do volume 2 da Revista da Escola Superior do Ministério Público da União (RESMPU) e lançada a chamada de artigos para a obra coletiva “Sociedades hiperconectadas: atuação do MPU diante das transformações contemporâneas”, em comemoração aos 25 anos da instituição. No período, foram celebrados dois novos acordos de cooperação com o Ministério Público Federal (MPF) e a Universidade do Grande Rio (Unigranrio), totalizando 47 vigentes.

Campeãs de interesse – As atividades mais procuradas pelos discentes reforçam o interesse crescente por temas ligados a direitos humanos, diversidade e justiça social. O curso “Direitos humanos e fundamentais diferenciados dos povos e comunidades originárias e tradicionais” recebeu 717 inscrições para 290 vagas, e o curso híbrido “Povos indígenas e tradicionais: histórias, territorialidades e culturas” teve 378 inscritos para 122 vagas. Entre os eventos híbridos, destacaram-se a palestra com o jurista italiano Luigi Ferrajoli”, com mais de 1,8 mil visualizações no YouTube, e o seminário “Territórios não demarcados: O que fazer?”, que alcançou 2,7 mil visualizações.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300