ESMPU homenageia vencedores do 3º Prêmio de Jornalismo Universitário

Solenidade promovida esta semana em Brasília premiou os autores das melhores matérias apresentadas no concurso. Ao todo, foram distribuídos R$ 26 mil em prêmios.
publicado: 18/05/2011 18h19 última modificação: 31/03/2017 17h24

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizou na noite da última terça-feira (17), em Brasília, a solenidade de premiação do 3º Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário. Os prêmios foram entregues aos autores das melhores reportagens sobre o MPU e a atuação de seus ramos cproduzidas em 2010 por estudantes de jornalismo e publicadas em jornais-laboratório impressos, de TV e web. Ao todo, foram distribuídos R$ 26 mil em premiações.

Antes da premiação, o diretor-geral da ESMPU, Nicolau Dino Neto, destacou a importância das matérias produzidas pelos estudantes na missão de aproximar a sociedade brasileira do Ministério Público, apresentando a instituição e tornando mais clara a sua atuação. Segundo ele, a iniciativa representa um estímulo ao desenvolvimento profissional. "O projeto é muito importante como incentivo para uma boa atuação dos participantes em sua profissão no futuro", salientou.

Para os estudantes vencedores, a participação no concurso representou uma importante contribuição à carreira. Além do prêmio em dinheiro, todos se consideraram bem gratificados com o conhecimento prático e teórico adquirido ao longo das produções jornalísticas vencedoras do concurso.

Maíla Brun, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou o primeiro lugar pela Região Sul. Para a estudante, o prêmio se faz necessário porque expõe aos jornalistas, aos estudantes de jornalismo e a toda a sociedade o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público. Em coro com Maíla, Raone Saraiva, da Universidade de Fortaleza (Unifor), primeiro colocado na Região Nordeste, também ressaltou o valor do concurso e fez questão de cobrar novas iniciativas no mesmo sentido do Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário. "O Ministério Público deve continuar priorizando atividades que mostrem o seu papel", disse. Para Raone, a instituição realiza um excepcional trabalho em prol da sociedade e isso precisa ser apresentado aos cidadãos.

Prestes a concluir a graduação em jornalismo, Anderson Caldas, aluno da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e ganhador do primeiro lugar pela Região Norte, comentou a importância do prêmio para a sua nova jornada, agora fora da academia: "Foi muito gratificante como acadêmico formando e será muito bom para o meu currículo". Para Ana Carolina Carvalho, também da Unifor, o incentivo dos professores foi importante para a sua vitória. No último semestre de jornalismo, ela disse ter aprendido bastante sobre a atuação do órgão e considerou fundamental a iniciativa de se realizar um concurso com o objetivo de abrir as portas do Ministério Público para a sociedade.

Do Centro Universitário de Barra Mansa (RJ), Carla Ribeiro se disse surpresa por ter sido premiada. Ainda no início do curso de jornalismo, a estudante considerou seus esforços gratificantes. Ela elogiou a organização do concurso promovido pela ESMPU: "O regulamento estava justo, bem estruturado e bem delimitado, somente a nossa falta de atenção poderia nos prejudicar", concluiu.

Lincoln Macário, presidente do sindicato dos jornalistas do Distrito Federal, foi um dos avaliadores das matérias que concorreram ao prêmio. Para o jornalista, o prêmio estimula os estudantes a conhecer melhor a estrutura e os mecanismos desse importante guardião da sociedade, que é o Ministério Público. "Isso corrige uma falha comum na formação acadêmica", explicou Lincoln.

A solenidade de premiação do 3º Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário contou com a presença de membros do Ministério Público que apoiaram e participaram da 3ª edição do Prêmio de Jornalismo Universitário, dos membros da comissão julgadora do concurso e de representantes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), da TV Bandeirantes Brasília e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), entidades apoiadoras. A iniciativa também recebeu o apoio da Rede Record, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e do Governo Federal.