ESMPU inicia nova fase da pesquisa sobre concepções de política criminal e perfil profissional de membros do MPF

Dando sequência ao estudo realizado em 2008, todos os membros do MPF serão convidados a responder, até 4 de junho, questionário que busca atualizar a base de dados a respeito do atual contexto da instituição e do pensamento de seus integrantes sobre matéria criminal.
publicado: 21/05/2012 14h09 última modificação: 04/04/2017 01h08

Para dar continuidade à Pesquisa Perfil socioprofissional e concepções de política criminal do Ministério Público Federal (MPF), realizada em 2008, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) inicia nesta segunda-feira (21) nova fase de estudos. O objetivo é atualizar a base de dados a respeito do atual contexto do MPF e do posicionamento dos integrantes da instituição sobre temas polêmicos de política criminal e sobre a atuação do MPF no âmbito criminal.

A ESMPU encaminhará mensagem eletrônica a todos os membros do Ministério Público Federal, onde constarão o endereço eletrônico para acesso ao formulário e a senha de acesso. O prazo para responder ao questionário segue até 4 de junho. As perguntas contemplarão o perfil socioprofissional; as funções e a eficácia do sistema penal; as questões procedimentais; a execução penal; e as questões institucionais.

Após a tabulação dos dados, os pesquisadores realizarão entrevistas com alguns representantes do público-alvo, a fim de complementar o estudo sobre as principais dimensões do tema. Assim como em 2008, a pesquisa será coordenada pelo Prof. Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUC do Rio Grande do Sul. O relatório da pesquisa será publicado pela ESMPU.

Saiba maisA proposta de realização da Pesquisa Perfil socioprofissional e concepções de política criminal do Ministério Público Federal partiu da própria instituição, que busca, com isso, conhecer-se mais profunda e criticamente, perceber as transformações que sofre e provoca na sociedade brasileira e vivenciar a transparência democrática, tanto em relação aos seus integrantes quanto no que tange aos poderes constituídos e à sociedade civil.

O relatório da pesquisa realizada em 2008 foi publicado em novembro de 2010 pela ESMPU e está disponível em versão eletrônica no endereço www.escola.mpu.mp.br, link Publicações, opçãoOutras publicações” (clique aqui para ler a íntegra do relatório).