ESMPU inicia projeto para implantação do Sistema Eletrônico de Informações

Previsão é que sistema comece a ser operacionalizado em início de 2017, gerando mais agilidade na criação e tramitação de documentos
publicado: 14/09/2016 15h56 última modificação: 31/03/2017 17h18

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) será mais um órgão da Administração Pública Federal a adotar o processo eletrônico para criação e tramitação de documentos e processos. A Escola irá utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Segundo o diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins, a adoção do processo administrativo eletrônico mudará o dia a dia dos integrantes da instituição. “Será uma transformação cultural, na essência da burocracia do serviço público, geralmente associada ao acúmulo de papéis. As mudanças na forma de trabalho vão possibilitar maior eficiência no serviço prestado, com economia de tempo e dinheiro”, ressaltou.

Para tocar o processo de implantação do SEI, foi criado o projeto “ESMPU sem Papel”. De acordo com a gerente do projeto, a servidora Flávia Silva Azevedo, entre os benefícios que virão quando a plataforma estiver em funcionamento estão agilidade na tramitação de documentos, transparência das informações, melhorias para busca e recuperação de dados, redução dos custos com papel e impressão, otimização do espaço físico, entre outras. A previsão é que a operacionalização comece no início de 2017.

O SEI já é utilizado em diversos órgãos da Administração Pública Federal, como o Superior Tribunal de Justiça STJ), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), o Ministério da Educação (MEC), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o Ministério Público Militar. Ele é um sistema 100% web e foi disponibilizado gratuitamente pelo TRF4.