Notícias

ESMPU institui comissão que formulará sugestões ao projeto de lei do novo CPC

Portaria que designou três membros do MPF foi publicada no DOU, edição de 16 de setembro. Objetivo é colaborar com o trabalho da Comissão Especial do Senado destinada a examinar o texto de reforma do Código de Processo Civil.
publicado: 20/09/2010 18h15 última modificação: 31/03/2017 17h27

Com o objetivo de analisar e formular sugestões ao Projeto de Reforma do Código de Processo Civil (CPC), em tramitação no Senado, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) constituiu comissão formada por três membros do Ministério Público Federal (MPF). Os procuradores regionais da República Sérgio Arenhart e Geisa Rodrigues e o procurador da República Elton Venturi foram designados pela Portaria nº 57, de 13 de setembro de 2010, assinada pelo diretor-geral da ESMPU, Nicolau Dino Neto, e publicada no Diário Oficial da União (Seção 2, pág. 58), em 16/9/2010.

O grupo de membros do MPF poderá apresentar propostas e críticas à Comissão Especial do Senado destinada a analisar o Projeto de Lei nº 166, de 2010, que dispõe sobre o novo CPC. Além de receber sugestões formuladas por representantes de diversas instituições, a Comissão formada por 22 senadores (sendo 11 suplentes) realizará diversas reuniões de trabalho e audiências públicas com operadores do direito e entidades interessadas ou atingidas pelo projeto.

Segundo o relator-geral da Comissão, o senador Valter Pereira (PMDB-MS), a ideia é ouvir todos os segmentos ligados ao tema para suprir eventuais omissões, corrigir ocasionais deficiências e excluir equívocos para que se possa entregar à sociedade um código que se constitua em um moderno instrumento de aplicação do direito.

Reforma do CPC – De autoria do senador José Sarney (PMDB-AP), o projeto de lei que reforma o Código de Processo Civil (CPC) tem como base anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas e aprovado em junho deste ano. Presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Fux, a comissão trabalhou na elaboração do novo código buscando atender a cinco objetivos principais: estabelecer maior sintonia do texto com a Constituição Federal; criar condições para que o juiz possa proferir decisão de forma mais adequada ao contexto social onde os efeitos serão sentidos; simplificar, resolvendo problemas e reduzindo a complexidade de subsistemas, como, por exemplo, o recursal; dar todo o rendimento possível a cada processo; e imprimir maior grau de organicidade ao sistema, dando-lhe, assim, mais coesão.

O texto integral do Projeto de Lei de Reforma do CPC está disponível no portal do Senado Federal (clique aqui).

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300