ESMPU lança publicação sobre saúde e segurança do trabalho

A obra apresenta como temática fundamental o papel do SUS e do MPT como promotor social
publicado: 23/10/2019 15h21 última modificação: 23/10/2019 15h21

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou a publicação “O procurador do Trabalho e o SUS: interface entre o papel de promotor social e a busca pela intersetorialidade”. Escrito pela procuradora do trabalho Karol Teixeira de Oliveira e pela professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Viviane Peixoto da Silva, o e-book aborda questões sobre saúde e segurança do trabalho e o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), analisando práticas concretas dos diversos atores que perpassam a temática e as possibilidades de atuação intersetorial. A obra está disponível para acesso apenas na versão eletrônica e o download pode ser feito na página da ESMPU.

O livro apresenta a contextualização histórica, política e social sobre o processo de adoecimento como determinante social, a atuação do SUS, a constituição do campo Saúde do Trabalhador e sua incorporação como atribuição e competência do serviço público de saúde. No texto de apresentação, uma das autoras, Karol Teixeira, pontua que o Ministério Público do Trabalho (MPT) como promotor social é desafiado a implementar estratégias que sejam mais eficientes e que resultem na redução dos acidentes de trabalho e nos casos de adoecimentos ocupacionais. Ela também afirma que, “além de ser provocado pelas denúncias de acidentes e adoecimentos que chegam às Procuradorias do Trabalho, o procurador do Trabalho se depara com a necessidade de desenvolver mecanismos mais efetivos e, principalmente, preventivos com maior alcance”.

Para a coautora Viviane Peixoto da Silva, os conteúdos apresentados no livro instigam a reflexão do leitor ao demonstrar a necessidade de fortalecimento das redes de atuação em Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Ainda segundo Viviane Peixoto, “o enfoque na atuação promocional abordado, além de enriquecer as práticas já adotadas e ensejar novas perspectivas para os procuradores do Trabalho, oportunizará conhecimento para outras áreas do saber, especialmente aos profissionais da saúde, elos fundamentais para atuação intersetorial em SST”.

Ao longo dos cinco capítulos, a publicação traz, entre outros assuntos, um panorama sobre saúde e segurança no meio ambiente do trabalho, apresenta dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho acerca do registro de ocorrências de acidentes e doenças ocupacionais e aborda a necessidade de se estabelecer estratégias para enfrentamento do problema.

Outros assuntos apresentados são: a saúde e o trabalho enquanto determinante social da saúde; o campo saúde do trabalhador e sua consolidação no SUS; Ministério Público do Trabalho: definição, ramos e ações/atribuições; experiências intersetoriais com e sem a participação do MPT e as possibilidades de atuação intersetorial.

Acesse a íntegra da publicação.