ESMPU promove etapa presencial do CIV-MPF 2021 com foco na atuação ministerial

Vitaliciandos estão em Brasília para cumprir módulo complementar do treinamento, realizado em parceria com o Ministério Público Federal
publicado: 30/11/2021 13h45 última modificação: 30/11/2021 14h16

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Alcides Martins, marcou presença no primeiro dia de aulas presenciais do Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV-MPF 2021), realizado nesta terça-feira (30/11). O módulo complementar acontece em Brasília, no edifício-sede da Escola.

Ao saudar os colegas, o diretor destacou a importância do curso para a atuação do Ministério Público enquanto elo entre a sociedade civil e o Estado. O objetivo da programação presencial é suprir a ausência de interação direta entre os membros, uma vez que, em decorrência da pandemia, as etapas anteriores foram organizadas na modalidade a distância.

Os vitaliciandos tomaram posse em 2020 e em 2021 e estão lotados nas unidades dos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Piauí e Bahia.

Visita à PGR – O primeiro dia da etapa presencial ocorreu nesta segunda-feira (29/11), na Procuradoria-Geral da República (PGR). Além de conhecer os principais espaços de funcionamento da Administração Superior, eles ouviram representantes dos órgãos de cúpula da instituição.

Participaram do encontro presencial, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros;  o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco; o ouvidor, Brasilino Pereira dos Santos; a secretária-geral, Eliana Péres Torelly de Carvalho; e a corregedora-geral, Célia Regina Souza Delgado.

Também estiveram presentes os coordenadores das Câmaras: Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral (1CCR), Criminal (2CCR), Combate à Corrupção (5CCR), Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR), Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional (7CCR).

CIV-MPF 2021 – O treinamento, promovido pela ESMPU em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), constitui fase obrigatória do estágio probatório e visa desenvolver competências, habilidades e atitudes para o exercício do cargo. O coordenador pedagógico dessa etapa é o procurador da República Pablo Barreto e o coordenador-adjunto é o procurador da República João Paulo Lordelo.

As atividades presenciais estão sendo acompanhadas pela coordenadora de ensino do MPF, a procuradora da República Tatiana Almeida de Andrade Dornelles.